[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alunos de 14 escolas estaduais e municipais de Propriá participaram nesta sexta-feira, 25, da I Gincana Sócio-Ambiental e Cultural, promovida durante a realização do projeto ‘Sergipe de Todos’. As atividades da gincana tiveram como foco a conscientização sobre os animais da região, a exemplo do jacaré-de-papo-amarelo, extinto há poucos anos. "Nossa intenção é preservar e não extinguir, por isso colocamos o jacaré como símbolo da gincana", destacou Vera Mara Santana, uma das coordenadoras das atividades.

"O principal objetivo dessa gincana é trabalhar a educação ambiental junto com os alunos, conscientizando cada um deles sobre as principais questões relativas ao assunto, como a dengue, a escassez da água, depredação de matas e rios", esclareceu Vera Mara. Durante a gincana os alunos tiveram informações sobre a II Olimpíada Ambiental de Sergipe.

A gincana foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Os alunos receberam tarefas como produção de painéis, paródias, gritos de guerra, vestidos com materiais reciclados e desenhos sobre a temática.

"Realizar trabalhos sobre o meio ambiente é sempre importante e relevante. Nós professores temos o dever de conscientizar os alunos", disse o professor de Educação Física Thiago Silva Soares, que acompanhou a equipe do Colégio Estadual Antônio Cabral.

Jamesson Cardoso, 15 anos, aluno do Colégio Antônio Cabral, disse que o tema ambiental foi uma motivação a mais para o empenho dele e dos colegas de classe. "Todos nós temos que mostrar preocupação com o meio ambiente. Os alunos estão participando ativamente dos trabalhos e isso é sem dúvida um caminho para a preservação do planeta", disse.

Para Valdineide dos Santos, do Colégio Municipal Geraldo Sampaio, as tarefas foram importantes para o conhecimento sobre questões relativas ao meio ambiente. "Aprendi a fazer roupas com material reciclado. Meus colegas também criaram uma paródia sobre o jacaré-do-papo-amarelo e agora sabemos o quanto ele foi importante para a região", falou a jovem estudante de 13 anos. 

Premiação

A equipe da Escola Estadual Joana de Freitas Barbosa foi a vencedora da gincana ambiental. Recebeu troféu e medalha, assim como a segunda e terceira colocada. Todos os alunos que participaram da gincana receberam o kit para plantio com sementes nativas.

Participaram da gincana educativa os alunos das escolas municipais: Pedro de Medeiros Chaves, José Soares, Agnaldo Guimarães, Evanildo Serra Pinheiro Nunes, Geraldo Sampaio Maia e Leonor Franco. E das escolas estaduais: Cezário Siqueira, Graccho Cardoso, Dom Antônio Cabral, Coronel João Fernandes de Britto e Joana de Freitas Barbosa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.