Gestores elaboram planejamento estratégico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Traçar as novas metas e ações da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). Esse foi o grande objetivo do encontro de gestores durante a elaboração do planejamento estratégico da unidade, que ocorreu na última segunda-feira, 18. Juntos, gerentes, coordenadores e apoiadores do Sistema Único de Saúde (SUS), discutiram temas importantes para a consolidação de uma rede capaz de garantir uma assistência materno-infantil de qualidade.
Segundo o consultor do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), Wilson Reinhardt Filho, traçar um plano de ação, significa dar consistência aos princípios estabelecidos. “Trabalhando com indicadores, teremos uma boa ferramenta de avaliação. Poderemos monitorar o que de fato está sendo produzido, se nossas intenções estão sendo concretizadas ou se precisamos corrigi-las”, explicou Wilson.
Avanços
Com a discussão, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) através da MNSL demonstra a preocupação em melhorar os serviços prestados ao povo sergipano. “Estamos diante de um desafio. Nosso foco é qualificar a assistência e ter esse esforço reconhecido enquanto organismo compromissado com a saúde. Ao final poderemos ser considerados referência naquilo que nos propusemos a fazer”, disse o presidente da FHS, Emanuel Messias.
A abertura de um anexo no Hospital da Polícia Militar (HPM) no início do mês de junho foi um dos pontos positivos que mereceram destaque. “Hoje a maternidade já é um exemplo para muitas unidades. Além da atuação na alta complexidade, o serviço que está sendo oferecido à população através dos 25 leitos de média e baixa complexidade no HPM tem ajudado a melhorar o fluxo no estado e controlar a demanda excessiva”, disse a superintendente da maternidade, Carline Rabelo.
Expectativa
Enfermeira há 22 anos, a coordenadora no Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Dayse Viana, não escondeu o desejo por melhorias na área em que escolheu seguir. “É como ficou bem descrito no nosso conceito de missão: ‘prestar assistência com qualidade de forma cidadã e humanizada à mãe e ao bebê de alto risco e às vítimas de violência sexual, assim como promover a educação em saúde’. Essa palavras representam um consenso entre todos os atores da maternidade que se mostram envolvidos e orgulhos por verem esse projeto grandioso dar tão certo”, pontuou Dayse.
Dentre os pilares que compreendem ‘missão’, ‘visão’ e ‘valores’ , a neonatologista Ana Paula Silva de Freitas fez questão de listar uma frase indispensável para o sucesso do planejamento estratégico. “Ter orgulho de ser uma instituição pública. Com esse sentimento, a auto-estima dos servidores melhora e assim poderemos ir muito longe, certamente seremos excelência”, concluiu otimista .
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gestores elaboram planejamento estratégico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes –