Gestores e técnicos municipais de Assistência Social conhecem projetos do Governo
Gestores e técnicos das secretarias municipais de Assistência Social participaram na manhã desta quarta-feira, 14, de uma reunião na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Na pauta do encontro, a apresentação do trabalho da Seides, dos projetos que envolvem os Governos Federal, Estadual e Municipal e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Sempre fazemos reuniões como esta, mas a de hoje é especial porque são pessoas novas, das gestões municipais que começaram este ano”, disse a secretária adjunta da Inclusão Social, Sonia Meire Azevedo. Segundo ela, aproximar as equipes de trabalho é muito importante. “Nosso trabalho é conjunto e essa interação é relevante para o andamento dos projetos”, acrescentou.
Para Amanda Maria Cardozo Fraga, secretária municipal de Cristinápolis, esta acolhida é fundamental. “Iniciar este diálogo é primordial para o nosso trabalho e saber que temos o Governo do Estado como parceiro é gratificante, pois poderemos contar com a capacitação e o desenvolvimento de nossa equipe para o atendimento aos cidadãos”, disse Amanda.
Projetos
Sonia Meire explicou aos participantes que o SUAS em Sergipe está em fase de consolidação. “Em 2007 e 2008, trabalhamos para implementar e fortalecer o SUAS. Agora, estamos consolidando o sistema, com políticas públicas organizadas”, explicou.
Durante a reunião, os novos gestores e técnicos municipais puderam conhecer o detalhamento da política de assistência social e seus eixos, como a inclusão produtiva, que busca a geração de renda através de cursos profissionalizantes, fortalecimento do artesanato, uso de tecnologias sociais; a assistência social, atuando em diversas áreas, envolvendo da criança ao idoso; e a segurança alimentar, para garantir alimentação de qualidade e em quantidade suficiente para a família.
Uma das grandes novidades para 2009 é que o co-financiamento para as ações da assistência social vai ser através de repasse direto do Estado para os municípios. “Isso vai facilitar o repasse de verbas e o desenvolvimento das ações para a população”, finalizou a secretária adjunta.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]