[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Gestores do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) do Nordeste estão reunidos em Aracaju com o objetivo de promover a troca de experiências entre os gestores dos PCPR financiados pelo Banco Mundial, bem como discutir a implantação do selo regional para a identificação das ações do programa. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 15, pela secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón.

O Programa de Combate Pobreza Rural é uma ação do Governo de Sergipe, através da Empresa Sergipana de Desenvolvimento Sustentável (Pronese) e com o apoio do Banco Mundial, para a redução da pobreza rural no Estado. "Através de financiamentos não reembolsáveis, o projeto busca incentivar as comunidades rurais localizadas nas áreas mais pobres do Estado a realizar investimentos e empreendimentos de interesse comunitário que promovam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de suas populações", explicou a secretária de Planejamento.

Lúcia Falcón destacou o modelo adotado pelo Governo do Estado no apoio às comunidades rurais, para viabilizar uma economia auto-sustentável. "Nossa proposta é consolidar os arranjos produtivos locais como forma de abrir oportunidades para os pequenos empreendedores. Com isso, cada um dos oito territórios do Estado vai ganhar um conjunto de arranjos produtivos locais, uma escola técnica e um centro de vocação tecnológica para favorecer o nascimento de empresas e atrair negócios de outros Estados", afirmou Falcón.

A experiência com Arranjos Produtivos Locais (APL) em Sergipe também foi destacada pela palestrante Sudanês Barbosa Pereira, diretora do Departamento Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec). Outro ponto alto da programação foi a palestra de Carlos Hermínio Aguiar, superintendente de Desenvolvimento, Captação de Recursos e Programas Especiais (SDPC) da Seplan, que fez uma explanação sobre o ‘Planejamento Participativo Territorializado de Sergipe’.

O Encontro Regional de Gestores do PCPR, que será encerrado nesta sexta-feira, 16, reúne representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco e Bahia. Também participam do evento representantes de diversos órgãos públicos, a exemplo, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Seplan, Embrapa, Cohidro, Sedetec e entidades como Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Sergipe (Fetase) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.