[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As regras básicas para dar uma boa entrevista, os critérios de noticiabilidade, a importância do assessor de imprensa e o comprometimento do gestor com o interesse público. Esses foram alguns dos temas abordados durante o treinamento de qualificação de relacionamento com a mídia ministrado para mais 30 gestores do primeiro e segundo escalões do Governo do Estado na manhã deste sábado, 19, no auditório da Secretaria de Estado de Inclusão Social. A iniciativa faz parte do segundo módulo do Projeto de Qualificação em Comunicação, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), e prossegue neste domingo, 20, com um curso de qualificação voltado especificamente para os profissionais que atuam no Governo do Estado.

Ministrante da primeira etapa da oficina, o jornalista, relações-públicas e doutor em Comunicação Jorge Duarte avaliou que capacitações como estas estimulam o homem público a melhorar não só o relacionamento e desempenho junto à imprensa, como também a comunicação com a sociedade. "É importante para a sociedade que o gestor fale, que explique de forma didática e simples as políticas públicas, que ajude as pessoas a ter acesso ao Governo e a explicar o que está sendo feito", disse Duarte, que durante à tarde deste sábado, 19, ministrou a palestra "Desafios do Jornalista na Comunicação Integrada".

Durante a oficina, secretários de Estado e diretores de órgãos foram apresentados a aspectos relevantes e decisivos na construção de um bom relacionamento com a imprensa. Entre os principais pontos desse roteiro, os gestores viram que linguagem é mais adequada para cada veículo, como funciona uma redação, a diversidade editorial e de fontes dos veículos e a importância de ser acessível tanto ao assessor de imprensa da própria empresa quanto à mídia externa. 

"Treinamentos como estes são fundamentais porque muitas vezes o secretário tem bons projetos, mas não consegue mostrar porque não sabe se comunicar bem. Quando o gestor consegue estabelecer esse canal de maneira correta, ganha a imprensa e ganha também o cidadão, ao ter acesso à informação de qualidade como prestação de serviço", afirmou o jornalista William Passos, responsável pela segunda etapa da oficina, com a experiência de dez anos de TV Globo.

Qualificação

De acordo com a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, a meta do Governo é qualificar cada vez mais o diálogo dos gestores públicos com a mídia. "Estamos começando a construir uma nova relação do Governo com a imprensa. Esse segundo módulo foi extremamente positivo e vamos continuar avançando, através de um processo continuado, com um projeto de comunicação como política pública integrada entre todos os setores do Governo", afirmo a secretária.

Segundo Jorge Duarte, a iniciativa de se realizar uma oficina de media training com os gestores públicos em Sergipe mostra que o Governo do Estado quer trabalhar de maneira transparente e profissional com a mídia. "Essa é uma ação bastante favorável porque ajuda os agentes públicos a entender melhor os processos de comunicação e a expor as políticas do Governo de maneira mais clara e objetiva, criando uma cultura de respeito mútuo com a imprensa".

Para o secretário adjunto de Cultura, Marcelo Rangel, o treinamento foi importante porque trouxe uma visão diferenciada sobre o cuidado e a responsabilidade que os gestores públicos devem ter com a gestão da informação. "Isso traz um resultado grande para o Governo, porque nos ajuda a mudar a relação com a imprensa, de maneira que ela seja construída de forma consistente e que se prevaleça o interesse público".

Na avaliação do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, o treinamento dá a chance para que cada gestor público repasse as informações de como melhorar o relacionamento com a mídia para os técnicos dos órgãos públicos. "Aqui ficamos ainda mais cientes de como o trato com a imprensa é fundamental para a administração. E de como é nosso dever prestar esclarecimentos e levar a informação de maneira didática ao público", disse o secretário.

Participaram do treinamento os secretários de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, de Comunicação, Eloísa Galdino, de Esportes, Léo Filho, das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa, além do comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, e de dirigentes e representantes das Secretarias de Justiça, da Administração, da Educação e da Saúde, do Detran, da Agetis, do DER, do Dehop, da Fapitec, do Hemolacen, do Ipesaúde, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.