Gestores discutem implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente
O cuidado com a saúde do adolescente escolar foi tema de discussão entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde e Educação de 11 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) em 2011.
O objetivo do encontro, realizado em Aracaju na tarde desta terça-feira, 16, foi sensibilizar os gestores da importância da Caderneta de Saúde do Adolescente e debater estratégias para implantação dela nas escolas dos municípios.
“A caderneta é um instrumento de informação do educando. Ela traz dicas de higiene corporal e bucal, calendário vacinal, prevenção das DST/Aids, sexualidade, gravidez na adolescência, uso de álcool, tabaco e outras drogas”, explicou Luciana Boaventura, referência técnica da SES para o PSE.
A coordenadora do PSE de Itaporanga D’Ajuda, Liliane Teles Santos, destacou a importância da continuidade das ações do programa. “É preciso que as equipes da Atenção Básica atuem de maneira lúdica com os adolescentes. Assim eles vão aderir à idéia da caderneta”, sugeriu.
“Esse programa é uma forma de cuidado com a saúde do adolescente e a caderneta vai orientá-lo a levar uma vida mais saudável”, afirmou Silvio Santos, secretário estadual da Saúde.
PSE
O Programa Saúde na Escola é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação. Em Sergipe é coordenado pelas Secretarias de Estado da Saúde e Educação, em parceria com as respectivas secretarias municipais. Dos 75 municípios sergipanos, 66 já aderiram ao PSE e 55 já implantaram a Caderneta de Saúde do Adolescente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gestores discutem implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente –