Gestores dão início às apresentações de diagnósticos das áreas da SES
Realizar apresentações com as atribuições dos setores para que todos possam ter conhecimento das execuções de cada diretoria, incluindo informações sobre as conquistas e as dificuldades vivenciadas nos últimos quatro anos. É assim que a nova gestão pretende traçar rumos para que as ações da secretaria de Estado da Saúde (SES) sejam bem sucedidas em 2011. Para reunir as apresentações desses diagnósticos de áreas foram planejados dois encontros, sendo o primeiro deles realizado no auditório da sede da secretaria, nesta segunda-feira, 7.
O diagnóstico foi baseado em um roteiro no qual as diretorias precisaram descrever suas competências, dados, quadro de funcionários, orçamentos, projetos de execuções, parcerias, condições de trabalho, recursos financeiros, dentre outros. Inicialmente, foram desenvolvidas as apresentações de sete diretorias: Atenção Primária, Atenção Psicossocial, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância de Saúde do Trabalhador, Gestão de Sistemas e Contratualização.
Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, que acompanhou e realizou uma análise criteriosa do que foi desenvolvido, o reconhecimento pelo esforço dos gestores não deve ser esquecido. “Sabemos que muitos setores aguardaram ansiosos por este dia, por isso agradeço aos esforços e a contribuição de todos, já que esta idéia de reunir, discutir e avaliar cada área tem uma grande importância para que possamos visualizar os nossos erros, implantar novas estratégias e perceber onde precisamos melhorar”, destacou o secretário.
Antônio Carlos aproveitou o momento com os gestores reunidos para reforçar o valor de cada área conhecer, de forma significativa, as atribuições das demais. “A nossa intenção é que as áreas se tornem mais integradas do que já são, ou seja, quanto mais uma conhecer a outra, os trabalhos terão um melhor andamento e quem ganha com isso é o usuário, que terá um melhor serviço de saúde em toda a rede gerenciada pelo SUS”, justificou.
Iniciativa
A iniciativa está sendo gerenciada e coordenada pelo gabinete do secretário adjunto de Estado da Saúde, sob a responsabilidade do gestor Jorge Viana, e tendo o apoio do assessor técnico da Fundação Hospitalar, Edwards de Oliveira.
De acordo com Jorge Viana, a intenção dos diagnósticos é interar Antônio Carlos Guimarães, a respeito do que cada área executa e com a visão de cada gestor que assume as diretorias. “Antes deste encontro convocamos os gestores para uma conversa franca onde foram expostas as atribuições e com isso, orientamos de que forma seria o modo das apresentações. O modelo dos trabalhos foi padrão, já que dialogamos anteriormente como cada área deveria se conduzir na reunião, pois o nosso objetivo é de que cada gestor expresse como suas competências se desenvolvem e não só apresente os dados documentados”, concluiu Viana.
Na próxima quinta-feira, 10, a partir das 8h, acontecem as apresentações do segundo grupo, com o foco em discutir e diagnosticar as atribuições das 10 áreas restantes da SES. São elas: Assessoria de Planejamento (Asplan), Infraestrutura, Logística, Financeiro, Administrativo, Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Assessoria Jurídica, Gestão Estratégica, Assessoria de Comunicação (Ascom) e Ouvidoria.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gestores dão início às apresentações de diagnósticos das áreas da SES – Fotos: Wellington Barreto/SES