Gestores da FHS elaboram Plano Anual de Atividades para 2012
Coordenadores, superintendentes e gestores que integram todas as unidades administradas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) estiveram reunidos nesta segunda-feira, 24, para dar início à elaboração do Planejamento Anual de Atividades (PAA) para 2012. O objetivo do encontro é definir, ainda esta semana, uma programação geral de oferta de serviços em todos os hospitais geridos pela entidade, inclusive com a definição de quantitativos e valores. Tal planejamento embasará a elaboração do Contrato Estatal de Serviço a ser firmado entre a FHS e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para 2012.
“O Contrato Estatal de Serviço é o instrumento jurídico pelo qual a Fundação se relaciona com a Secretaria de Estado da Saúde. Por meio dele, são detalhados quais serviços serão prestados pela Fundação, são quantificados os objetivos e as metas da Fundação, os custos parciais e globais, bem como as obrigações de cada parte. O contrato traz o que a gente tem, o que o Estado espera de nós e as estratégias que utilizaremos para efetivá-lo”, explicou o diretor geral da FHS, Emanuel Messias.
Construção coletiva
A elaboração do PAA é apenas o início para definição do Contrato Estatal de Serviço. “Enquanto estamos aqui discutindo o nosso planejamento, ou seja, o que iremos ofertar, a Secretaria de Estado da Saúde está elaborando uma proposta do que espera da gente para o próximo ano. O passo seguinte é debatermos sobre a junção entre os planejamentos”, explicou a coordenadora do Núcleo Estratégico de Apoio a Gestão (NEAG), Solange Petris, acrescentando que, em seguida, o mesmo contrato será apreciado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal (CRAF).
Embora este já seja o terceiro PAA a ser elaborado pela FHS, desta vez o diferencial foi a participação dos gestores de todas as unidades da rede. “Envolver o servidor para que ele participe da elaboração deste planejamento e, sobretudo, entenda como se processa o trabalho na Fundação e a sua relação jurídica com a Secretaria de Estado da Saúde é de fundamental importância neste momento”, complementou Emanuel Messias.
Para que o Contrato de Ação Pública seja efetivado, as equipes de gestão dos 13 hospitais que integram a rede estadual devem estabelecer, para um período de 12 meses, o planejamento de ações a serem ofertadas. “Desta vez, estamos envolvendo os gestores de cada unidade, pois constatamos que havia um certo desconhecimento por parte deles quanto a elaboração e a importância do Contrato Estatal de Serviço, bem como o desconhecimento por parte dos concursados quanto aos processos de trabalho da FHS”, disse Emanuel Messias.
O diretor geral da FHS explicou que com as reformas dos hospitais em fase conclusão, com a consolidação dos investimentos em tecnologia, com a apropriação dos fluxos e processos de trabalho por parte dos servidores, o planejamento foi estendido para todas as unidades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gestores da FHS elaboram Plano Anual de Atividades para 2012 – Fotos: Bruno César/FHS