Gerência de DST/Aids realiza campanha preventiva durante Forró Sarado
O XII Forró Sarado, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde no Estado de Sergipe (Sintasa) este ano contou com a presença da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência do Programa Estadual de DST/Aids.
A equipe instalou um stand no forró, que aconteceu na última sexta feira, 10, no Gonzagão, situado no Conjunto Augusto Franco. No local, foram exibidos banners e outros materiais informativos sobre DST/Aids alertando aos casais de namorados sobre a importância do uso da camisinha. Cerca de sete mil preservativos foram disponibilizados durante a festa.
Além disso, com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Conselho Empresarial Nacional Para Prevenção ao HIV/Aids (Cenaids), foram distribuídos cartões postais aos casais com a mensagem: “No Dia dos Namorados, Sexo sem grilo! Use Camisinha”.
A Gerência do Programa de DST/Aids de Sergipe considera importante a retomada de ações em festas populares, pois as pesquisas nacionais estão mostrando que o brasileiro está utilizando menos o preservativo. “Pesquisas demonstram que os brasileiros estão ‘relaxando’ na hora de se prevenir. Precisamos estar atentos a isso e estimular o uso do preservativo nesses momentos de festa, com grande número de pessoas”, afirma o médico sanitarista Almir Santana, gerente do programa de DST/Aids da SES.
Foco no pré-natal
As próximas campanhas da gerência acontecerão nas festas juninas de Sergipe, quando, pela primeira vez, o tema estará relacionado ao pré-natal. “O motivo dessa relação com o pré-natal é o crescente número de casos de Sífilis Congênita, ou seja, a doença passada da mãe para o bebê. É preciso remediar esse mal no Estado e a prevenção é nossa aliada”, explica Almir Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gerência de DST/Aids realiza campanha preventiva durante Forró Sarado – O médico Almir Santana
- gerente do programa estadual de DST/Aids / Foto: Wellington Barreto/SES