General Maynard realiza a 40ª Consocial no Estado de Sergipe
O município de General Maynard, localizado a 45 km de Aracaju, realizou a 40ª Conferência sobre Transparência e Controle Social do Estado de Sergipe (1ª Consocial). Sociedade civil, membros de conselhos e poder público reuniram-se nesta quarta-feira, 15, para debater sobre temas relevantes à promoção da transparência nos destinos dos recursos públicos e métodos de ampliação da participação popular na gestão administrativa do município.
Para levar conscientização aos cidadãos maynardenses, o Governo de Sergipe participou da Conferência, através da Controladoria Geral do Estado (CGE) e membros da Comissão Organizadora Estadual (COE), apresentando a Consocial e sua metodologia, garantindo a transparência e a efetividade das demandas apresentadas pelos participantes da Consocial de General Maynard.
Com cerca de 3.000 mil habitantes, dentro de um território de 18km², General Maynard mobilizou cerca de 70 pessoas que elegeram, democraticamente, 20 propostas e 10 delegados, além do prefeito e presidente da Câmara, considerados delegados natos, que representarão os anseios do município na etapa estadual da Conferência (Consocial/SE), marcada para próximos dias 27 e 28 de março.
A assistente social e integrante da Comissão Organizadora Municipal (Comu), Michele Guimarães, ressaltou a importância do controle social na integração entre a sociedade e os gestores públicos para o fortalecimento do município. “A Consocial é um marco na história do nosso país, onde de fato a sociedade e a gestão pública se irmanam para proporcionar uma fiscalização mais eficiente nas demandas da nossa cidade. O controle social permite que a sociedade civil organizada participe mais efetivamente da administração pública do seu município”, explicou a assistente social.
De acordo com o prefeito de General Maynard, José Evangelista dos Santos Filho, a sociedade não só tem o papel importante de fiscalizar, mas também de auxiliar na elaboração de projetos e demandas futuras para o crescimento da cidade. “A partir do momento que as propostas forem elaboradas pelos nossos cidadãos, faremos o possível para implementá-las em nossa administração e até criar novas ideias para o nosso município, dando seguimento ao objetivo da Conferência”, destacou José Evangelista.
Efetividade
O secretário-adjunto da CGE e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial, Eujácio José, avalia como positiva a realização Conferência em General Maynard, enfatizando que o sucesso do evento se dá a partir da participação popular e da construção de subsídios para tornar a administração pública mais efetiva e transparente.
“Assim como Sergipe, que possui o menor território dentre os Estados brasileiros, o município de General Maynard mostrou que o tamanho não reflete nos resultados alcançados em Conferências. Sergipe hoje realiza a sua quadragésima conferência e realizará mais 11 até o fim de fevereiro. A Consocial está sendo realizada em cada município e atingiremos cerca de 80% da população do Estado, uma meta de excelência”, afirmou Eujácio.
Representando a sociedade civil, a servidora pública Deise da Silva Feitosa analisou a Consocial como uma oportunidade do cidadão comum tomar consciência da sua importância dentro da administração municipal. “Nós da comunidade, achamos que não temos poder de fazer algo pelo município. No entanto, representamos 60% dos participantes dessa Conferência e isso mostra que somos essenciais para a construção do sistema”, observou Deise da Silva.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- General Maynard realiza a 40ª Consocial no Estado de Sergipe – Fotos: Ascom/CGE