Gabinete da primeira-dama promove palestra sobre o combate ao crack
O gabinete da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, promoveu uma palestra com o psicólogo e consultor do Ministério da Saúde, Décio Castro Alves com o objetivo de discutir e debater experiências vivenciadas na abordagem dos problemas relacionados ao consumo de drogas, com foco específico na redução de danos. A palestra ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, 21, no auditório do Palácio dos Despachos.
Participaram do encontro os representantes de diversas secretarias e órgãos da administração estadual, que formam o grupo de trabalho do Plano Estadual de Enfrentamento e Combate ao Crack e Outras Drogas, além de representantes de segmentos como a União Sergipana de Estudantes Secundaristas (Uses), dentre outros.
Durante mais de duas horas o palestrante expôs pontos de vista, fez relato de experiências e propôs reflexões sobre toda a problemática que envolve a abordagem aos problemas relacionados ao consumo de drogas na sociedade brasileira. A multiplicidade de fatores relacionada com a questão foi o pano de fundo para os debates estabelecidos entre os representantes dos diversos segmentos, enfatizando a importância da ação articulada entre os diversos entes que participam da mobilização.
“O que vemos em Sergipe é uma iniciativa corajosa, pioneira e importante do Governo do Estado ao propor uma abordagem integrada da questão. Essa é uma vantagem comparativa muito significativa, e o grande fato é que já é possível perceber uma mudança na compreensão da questão das drogas”, apontou Décio Alves.
Segundo ele, a ação articulada entre os entes envolvidos no atendimento aos usuários, bem como a observação das peculiaridades de cada localidade onde o problema é abordado, formam o contexto mais adequado para a conquista de efetivos resultados tanto na prevenção, quanto no combate ao uso de entorpecentes.
Construção coletiva
Para a primeira-dama Eliane Aquino, as questões levantadas no encontro e os novos pontos de vista expostos pelo palestrante otimizam a compreensão da importância do indivíduo na abordagem da questão. “Nunca podemos perder de vista que estamos lidando com indivíduos, e estes precisam ser preservados, pois nossa ação é em favor da vida. A iniciativa de encontros como este consolidam o processo de construção coletiva de alternativas para combater os danos que as drogas provocam em nossa sociedade”, enfatizou Eliane Aquino.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gabinete da primeiradama promove palestra sobre o combate ao crack –