Futuros bombeiros prosseguem em formação
Mosquetão, freio oito, cabos e cadeirinha são alguns dos objetos comuns ao profissional bombeiro militar que desenvolve técnicas de salvamento em altura. Nessa segunda-feira, 22, 18 excedentes de um total de 60 do último concurso público de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, realizado no ano de 2007, participaram de um treinamento de técnicas de salvamento em altura. As atividades aconteceram em uma torre de 15 metros instalada no quartel central da Corporação.
A nova turma do Corpo de Bombeiros está em formação há oito meses e irá finalizar as atividades no mês de maio deste ano. Essa é a segunda turma convocada. Ao todo, já foram incorporados 169 novos militares. Ao longo da pré-formação são feitos cursos com o objetivo de aprimorar o soldado que ingressa na instituição. São 10 meses de instruções oferecidas pelo Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP). Os alunos têm contato com disciplinas como: atendimento pré-hospitalar, combate ao incêndio, salvamento em altura, salvamento aquático, salvamento terrestre, legislação, etiqueta, entre outros.
O sargento Jocivaldo da Pureza explicou que algumas disciplinas são específicas, ou seja, para militares já formados, e não eram estendidas para os bombeiros em formação. “A diretoria que coordena achou por bem que a disciplina de resgate técnico seria necessária na formação do jovem bombeiro, ajudando no salvamento de pessoas nas alturas, como em edificações”, destacou. Ele afirmou ainda que outras especificidades são exploradas durante as atividades, a exemplo de amarrações, transferências de pessoas de um prédio para o outro, e até resgate em um poço.
Para a soldado Marília Barros, 22 anos, o curso de formação é um aprimoramento profissional do jovem bombeiro. São atividades que se levam não só para a profissão como também para a vida. “Aprendemos a lidar com qualquer situação de risco, é um prazer entrar para a corporação, espero ajudar a população com o meu trabalho”, ressalta.
Atendimento pré-hospitalar
Até o próximo sábado, 27, os alunos soldados terão contato com uma forma especializada de primeiros socorros, através do atendimento pré-hospitalar. Trata-se de um curso de suporte básico de vida, que tem como objetivo o socorro imediato com equipamentos especializados. De acordo com o tenente Valter Alves, são feitas oficinas com no máximo cinco alunos e dois bombeiros formados, que acompanham o treinamento para que haja um melhor entendimento da prática e do uso de determinados equipamentos. “Os alunos passam pelas atividades e são acompanhados pelos instrutores que observam se os procedimentos estão sendo realizados de acordo com as normas”, explicou o oficial.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Futuros bombeiros prosseguem em formação – Fotos: André Moreira/SSP