[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um dia diferente para os profissionais da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Foi o que ocorreu na última segunda-feira, 16, na Escola Estadual Reunidas Coelho Neto, localizada na Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros.

Acostumados a trabalhar educação permanente em saúde com trabalhadores do SUS, a equipe da Funesa dedicou um dia de trabalho a orientações sobre higiene pessoal e prevenção de doenças para 122 alunos entre seis e 14 anos.

A atividade fez parte do Programa Cidadania e Paz da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O objetivo do programa é levar a cultura de paz e da cidadania para as escolas, explica a técnica da Seed, Ronilde Barbosa. “Procuramos tratar diversos temas como a prevenção de drogas, exploração sexual, bullying e questões relacionadas à saúde”.

De acordo com o diretor da escola, Richardson Pereira Moura, um dos problemas identificados foi a falta com o cuidado e higiene pessoal. “A nossa ideia é que as crianças, como multiplicadoras, passem o que aprenderam aqui para os pais e irmãos e ponham em prática no dia a dia delas”.

Para a diretora geral da Funesa, Cláudia Menezes Santos, as crianças possuem todas as informações necessárias. “As crianças têm o conhecimento sobre essas questões, nós atuamos como motivadores, ao compartilharmos as informações sobre saúde e cuidados com a higiene pessoal”, afirma.

O aluno Júlio César Pereira Machado, de 7 anos, reforça essa impressão, pois conseguiu, durante as palestras, identificar os “cabeças de prego”, que são as larvas do mosquito aedes aegypti, causador da Dengue. Ele ensina, por meio do desenho que fez, como prevenir a doença. “Com os vasos virados pra baixo, a gente previne a Dengue”.

Atividades

De manhã, a equipe da Funesa apresentou o filme “Tá limpo”, que aborda a necessidade de cuidados com a higiene pessoal. Depois, a diretora geral da fundação, Cláudia Menezes, fez uma palestra lúdica sobre como evitar doenças transmissíveis desenvolvidas em locais com acúmulo de lixo.

Os profissionais também apresentaram uma pequena peça teatral falando sobre a Dengue e como preveni-la. No final, os alunos fizeram desenhos sobre todas as atividades e o que mais chamou a atenção. À tarde, com os alunos maiores, além dessas atividades, também houve a explanação sobre a construção do corpo e a brincadeira da escova, que abordou cuidados com a saúde bucal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.