[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), órgão da administração indireta do Estado, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu, na última sexta-feira, 17, as coordenações e funcionários para apresentar um balanço das ações desenvolvidas em 2010. O evento ocorreu no auditório da Escola Técnica do SUS (Etsus). Após a atividade, os presentes participaram de uma confraternização junina.

Na ocasião, as coordenações e representantes da Educação Permanente, Pós-Graduação, Etsus, Material Didático-Pedagógico, Assessoria de Comunicação (Ascom), Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), Promoção e Prevenção à Saúde, Farmácias Populares e Comissão Permanente de Licitação (CPL) apresentaram para os funcionários da fundação as atividades desenvolvidas no ano passado, bem como, o funcionamento de suas estruturas, os avanços e desafios para 2011.

Para a diretora operacional da Funesa, Katiene Fontes,  o encontro representou uma integração das áreas internas, o fortalecimento de vínculos e a socialização das ações da Funesa para todos os trabalhadores. “As apresentações mostraram um alinhamento entre as áreas no que diz respeito à constituição de padrões de procedimentos e de fluxos internos”, acredita.

Já a coordenadora da Etsus, Eliane Nascimento, considerou também bastante positiva a ação. “Achei bastante positivo por permitir que o coletivo da Funesa conheça as ações e detalhes dos processos vivenciados para dar conta das agendas e também qual o papel da Etsus e quem está envolvido”, apontou.

O coordenador de Pós-Graduação, José Francisco de Santana, considerou o momento importante, pois oportunizou para a comunidade interna da instituição a possibilidade de conhecer a si mesma. “As perspectivas são de que a partir da manutenção dessa agenda tenhamos trabalhadores afinados com a missão institucional e fazendo uma defesa qualificada. Não é possível defender com energia o que não se conhece”, acredita.

A coordenadora interina das Farmácias Populares do Brasil, Eulália Victor, disse que a apresentação do balanço das ações foi uma oportunidade os profissionais do órgão de conhecerem suas potencialidades e necessidades. “E nos possibilitou a exposição do funcionamento das Farmácias Populares do Brasil, que foram implantadas em 2010. E 2011 será o ano de implementação de um sistema de qualidade, constituindo-se ferramentas de grande importância para sua estruturação como criação de colegiado gestor e revisão dos Procedimentos Operacionais Padrão”.

Material Didático

O assessor técnico, Francis Deon Kich, responsável pela editoração do Material Didático, fez um balanço das ações que culminaram com a produção de nove publicações, além do livro da Etsus. Para ele, a Funesa acumulou conhecimento suficiente para realizar outras ações no campo editorial.

Segundo Kich, as atividades editoriais passam a fazer parte das ações da instituição. “Isso permite vislumbrar a possibilidade de consolidação enquanto entidade que venha a ofertar tais serviços, utilizando os materiais como veículo para levar os princípios do SUS e da educação permanente em saúde a qualquer espaço de trabalho”, ressaltou.

Confraternização

Após a apresentação de todas as coordenações, os funcionários da Funesa puderam confraternizar ao som de forró e se deliciarem com amendoim, canjica, milho verde, caruru e outras delícias juninas. Foi mais um momento de integração entre a direção da Funesa, coordenações e funcionários que aproveitaram o clima junino para fortalecer vínculos, estimular o diálogo e a integração.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.