Funesa mobiliza pessoal e estrutura para o processo seletivo
A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realiza neste domingo, 20, a aplicação das provas para os candidatos do processo seletivo simplificado. Ao todo, foram 12.833 inscritos, sendo 11.530 para agentes de endemias e 1.303 para motoristas de UBV. As provas foram elaboradas pela equipe pedagógica da Funesa e terão 20 questões. Sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática e dez de conhecimentos específicos relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às endemias.
Para a realização do certame e garantir a transparência do processo, bem como, o conforto dos candidatos, a Funesa mobilizou uma equipe de mais de 600 pessoas. Sendo 549 fiscais de sala, 54 serventes e 29 vigilantes.
A equipe de fiscais foi fornecida por meio de um banco de dados da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Nesse aspecto, teremos muita experiência a serviço do processo seletivo”, disse o coordenador de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Carlos Adriano Almeida.
Os coordenadores de prova são profissionais vinculados à Funesa e com capacidade de gestão para resolverem qualquer problema de ordem administrativa ou logística. “Temos também toda uma comissão de seleção e a diretoria da Funesa, que estará zoneada à disposição para resolução de qualquer problema relativo ao processo”, pontuou Almeida.
Para atender o grande número de candidatos inscritos, as provas serão realizadas em 21 locais simultaneamente. Sendo 20 escolas estaduais em Aracaju e mais o campus da UFS, localizado em São Cristóvão. “A expectativa é de que durante as três horas de duração de prova não haja nenhum tipo de intercorrência. Desejamos que os nossos candidatos inscritos possam realizar a prova em um ambiente de tranquilidade”, salientou Almeida.
Treinamento
Na manhã dessa sexta-feira, 18, cerca de 360 profissionais da educação, mobilizados para trabalharem no processo seletivo, receberam treinamento no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (Dea) da Seed. Já os profissionais da UFS recebem a capacitação nesse sábado, 19.
O encontro contou com a presença da diretora geral da Funesa, Cláudia Menezes Santos; da procuradora jurídica da fundação, Emanuela Sampaio; e do analista de informática da Coordenadoria de Informática da Seed (Codin), Paulo Siqueira.
De acordo com a diretora geral da Funesa, Cláudia Menezes, é fundamental que eles tenham conhecimento acerca do processo montado pela fundação. “Esse treinamento se justifica através da necessidade de preparação desses profissionais”, salienta Cláudia.
Para os fiscais, esse é o momento de obter informações necessárias com o objetivo de se preparar para que tudo corra bem no dia da prova. A psicopedagoga do setor de Educação Especial da Dea, Vera Lúcia Batista da Silva, aprovou a capacitação. “Esse treinamento foi de fundamental importância porque esclareceu dúvidas a respeito dos cartões de prova, identificação de candidatos e de procedimentos, a exemplo de pessoas
homônimas”, exemplificou.
Com a proximidade da prova, que acontecerá no domingo, 20, as expectativas só aumentam. “Temos 21 locais de prova e acredito que as escolas que se comprometeram com a gente estão participando ativamente das reuniões e cumprindo com o pactuado”, salientou a diretora da Funesa.
No dia da prova, Cláudia acredita que o processo será muito dinâmico devido ao grande número de candidatos inscritos. “Mas acredito que não haverá muitos problemas. Estaremos atentos aos acontecimentos e estaremos tirando as dúvidas que possam surgir”, pontuou.
Horário
As provas terão início às 9h (horário local) com duração de três horas. De acordo com o Edital, os candidatos deverão comparecer aos locais designados com antecedência de uma hora do incío das provas. Os portões serão fechados às 8h50min (horário local).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Funesa mobiliza pessoal e estrutura para o processo seletivo – Fotos: Ascom/Funesa