Funesa inicia segundo módulo de TSB em Lagarto
O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), deu início ao II Módulo do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) no município de Lagarto. O curso é executado pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus/SE), vinculada à Funesa. A recepção aos profissionais, ocorreu na última segunda-feira, 7, no Colégio Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário.
No município serão qualificados nessa etapa 29 alunos oriundos de Lagarto, Simão Dias e Riachão do Dantas. No estado, ao todo, estão matriculados para esse módulo cerca de 290 profissionais. Os alunos dos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, Canindé de São Francisco, Tobias Barreto já iniciaram as aulas. Em Gararu o início será até dezembro.
Na ocasião, os participantes receberam um kit composto por uma camisa, apostilas e o livro Material Didático Pedagógico de Educação Profissional da Escola Técnica do SUS em Sergipe, produzido pela Funesa, além de informações sobre o funcionamento do curso e da Etsus.
De acordo com o coordenador de Saúde Bucal de Lagarto, Sandro José de Almeida Mesquita, a qualificação é muito importante para a região. “Profissionais técnicos nessa área são muito raros por aqui. Além disso, com o curso, eles têm a oportunidade de agregar novos conhecimentos e complementar o que eles aprenderam com a prática”, ressalta.
Para a supervisora do curso, Maria Aldineide de Andrade, com a finalização do segundo módulo os profissionais recebem a qualificação em Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). “Eles ficam mais próximos da qualificação técnica tão exigida pelo mercado atualmente”, assegura. Conforme Aldilneide, a maioria dos alunos não possui formação específica na área, mas já atuam na Atenção Básica e Especializada, como nas Equipes de Saúde da Família (ESF) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), por exemplo. “Eles são oriundos de outras áreas e adquiriram seus conhecimentos com a prática diária”, reforça.
Prática desenvolvida pela aluna Mônica Ramos dos Santos Ribeiro, que trabalha na Unidade Móvel de Saúde Bucal de Lagarto. “Antes eu era agente de endemias”, conta. Agora, após ter passado pelo primeiro módulo do curso ela realiza palestras nas escolas. “O curso trouxe novos conhecimentos e falamos sobre prevenção de saúde bucal, começando pela alimentação adequada”, relata.
A aluna Luciana Oliveira da Silva Costa trabalha atualmente no CEO do município e, entre outras funções, auxilia no atendimento a pacientes com necessidades especiais. “Aprendi a lidar com pacientes especiais e gosto muito de trabalhar com esse público”, revela. O curso, segundo ela, ajuda a reforçar o preparo psicológico e ético da profissão. “Tem que ter um preparo psicológico e preservar o lado ético, porque trabalhamos com pacientes com síndromes, mas também, com portadores de HIV”, revela.
Números
O curso, que é dividido em três módulos, é financiado com recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Saúde e faz parte da política de qualificação profissional em nível nacional e estadual.
O objetivo da capacitação é qualificar profissionais que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF) na área de saúde bucal para atuarem com formação técnica como agentes na consolidação das políticas do SUS.
No primeiro módulo, que tinha 400h, foram qualificados aproximadamente 430 alunos. Já o segundo módulo, que possui 500h de duração, tem 290 profissionais inscritos. A próxima etapa deve ocorrer em 2012 e possui 600h. Com a conclusão dos três módulos os alunos receberão o certificado de Técnico em Saúde Bucal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Funesa inicia segundo módulo de TSB em Lagarto – Fotos: Walber Faria/Funesa