[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Estadual da Saúde (Funesa) ampliará as ações educacionais para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013. Ao longo do ano, serão investidos R$ 7 milhões nas ações de Educação Permanente, pós-graduação, de aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos, material didático e no programa de Telessaúde, que será implantado na Atenção Básica do Estado.

Desde 2009, as ações realizadas pela fundação atingiram mais de 20 mil profissionais. Com o recurso financeiro, estima-se que novos 15 mil trabalhadores sejam contemplados. “Com o aumento desse recurso no Contrato Estatal poderemos atingir mais municípios e regiões de saúde”, garante a diretora geral da Funesa, Claudia Menezes.

Para 2013, estima-se a realização de 500 horas de capacitação em Educação Permanente, 3 mil horas de cursos técnicos; a continuidade dos seis cursos de pós- graduação e a realização de um novo curso, na modalidade de educação à distância (EAD), voltado à qualificação dos conselheiros municipais de saúde. Referente à produção da editora da Funesa, a expectativa é de elaborar materiais didáticos para a realização de seis cursos.

“Para atender toda a demanda com qualidade, nós temos um desafio: mexer com toda nossa dinâmica de processo de trabalho e estrutura. Para a conclusão desse processo, a parceria e a boa articulação com os municípios, que liberam os profissionais para participar das ações; Fundações de Saúde; e Secretaria Estadual da Saúde (SES), que contrata o serviço, será importante para que possamos desenvolver as ações no tempo hábil”, finaliza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.