Fundat oportuniza qualificação profissional e geração de emprego no Projeto Cidade Viva
O evento contou com a exposição das carretas de “Moda e Beleza” e “Hotelaria e Turismo” do Senac, ambas contratadas pela Prefeitura. A primeira é resultado do trabalho do Projeto Santa Maria Protege, este, inserido no Projeto Técnico Social em parceria com a Petrobras. Lá, estão acontecendo diariamente cursos na área de cabeleleiro, hidratação, corte e escova.
Já na carreta de “Hotelaria e Turismo”, estão acontecendo cursos na área da gastronomia, alimentação alternativa, lanches diversos, doces e salgados finos. Estas ações são oriundas de um processo exclusivo da Fundação Municipal do Trabalho. Ambas as carretas continuarão instaladas na Rua B-6, nº 1, ao lado da Unidade de Produção e Qualificação profissional da Fundat no Bairro Santa Maria, até janeiro de 2007.
No Projeto Cidade Viva, a Fundat ofereceu à comunidade, através do curso de cabeleleiro, cortes de cabelo para todos os presentes. Foi o caso da dona de casa Rosineide Simões, 37, que foi a primeira dos 167 moradores atendidos da comunidade. “O excelente trabalho que a Prefeitura de Aracaju vem exercendo aqui no Santa Maria tem que ser reconhecido por todos, pois ninguém fez tanto por nós, moradores do bairro, como eles”, disse.
O aposentando José Genaro, 70 anos, e participante da Associação de Idosos da Rua 3, fez questão de ressaltar que ações como estas desenvolvidas no Projeto Cidade Viva, devem sempre existir. “Estou muito feliz em poder cortar meu cabelo e saber que tanto eu, como todas as pessoas da minha família, podem fazer o curso de cabeleleiro da Fundat gratuitamente”, contou.
A dona de casa Maria Giselda dos Santos, 37, levou cinco filhos para cortar o cabelo e agradeceu à Prefeitura de Aracaju pelo programa de qualificação profissional que vem exercendo. “É gratificante não só receber ações gratuitas, como também cursos profissionalizantes, que unicamente visam a inserção no mercado de trabalho”, disse.
Já Maria Lima, 35, compareceu ao Projeto Cidade Viva para tirar sua carteira profissional no estande da Fundat. “A partir desta ação, estou registrando meu lado profissional no mercado de trabalho”, comentou, acrescentando que o trabalho que esta administração vem fazendo em Aracaju desde o ano de 2001, serve de exemplo para qualquer um que almeja governar uma localidade.
O jovem Tiago Correia, 18, aproveitou a ocasião e também de ter recentemente completado a maioridade, para tirar sua carteira profissional. “Sei que Prefeitura de Aracaju está de olhos bem abertos para os jovens que querem entrar no mercado de trabalho, e tirando esta carteira, dou um passo à frente no quesito profissionalismo”, disse. Vale destacar que, além dele, mais 13 pessoas fizeram a carteira profissional no Cidade Viva.
Outros cursos da Fundat foram oportunizados no último sábado, 16. O primeiro, de Trançado em Palha de Coqueiro, aconteceu pela parte da manhã e recebeu 81 visitas. Na ocasião, o aluno Antônio Carlos Santos, 40, destacou a qualidade do curso e apresentou alguma de suas obras oriundas do aprendizado neste curso. “Além de ser um passatempo formidável, é uma maneira de buscar a inserção no mercado de trabalho”, explicou.
O segundo, o curso de Pintura em Tela, aconteceu no período da tarde e recebeu 40 visitas. A dona de casa Maria Helena Nunes, 58, fez questão de ressaltar a importância que este curso tem tido em sua vida. “Além de me divertir, exponho e posso comercializar meus quadros”, comentou, acrescentando que o curso tem instrutores e materiais de altíssima qualidade.
O programa de intermediação de mão-de-obra da Fundat também não poderia ficar de fora do Cidade Viva. Afinal, ele encaminhou 310 moradores do Santa Maria ao mercado profissional, sendo que 281 estão em empregos formais com carteira assinada. No sábado, ele passou informações aos moradores do bairro Santa Maria que passaram no estande da Fundat. Vale destacar também que, o programa de microcrédito (CredPovo) financiou até agora 3.161 ações de empreendedorismo na região, num investimento de mais de R$ 1 milhão.
No evento ainda aconteceu a apresentação do grupo de teatro da Fundat, intitulado Amigos do Meio Ambiente, com destaque para a apresentação do tema “Preservação do Meio Ambiente”. A peça não só emocionou aos moradores do bairro Santa Maria, mas a todos aqueles que gerenciam este trabalho.
Em meio às apresentações artísticas no palco, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente da Fundat, Edson Caetano, e alguns secretários municipais premiaram a sociedade com alguns certificados dos 290 novos formandos em cursos profissionalizantes da Fundação no Santa Maria.
É importante destacar que, desde o início da administração, já foram capacitadas 28.500 pessoas por toda capital sergipana, sendo que 1.250 no bairro. Entre eles, o vigilante José Edeílson dos Santos, 32, que recebeu o certificado de conclusão do curso de mecânica convencional de veículos leves oferecido pela Fundat. “É uma grande satisfação estar recebendo este comprovante de profissionalismo das mãos dos administradores da nossa cidade”, destacou.
Para abrilhantar ainda mais o Cidade Viva, o grupo musical Skema de 3, prata-da-casa do Projeto Freguesia – gerenciado pela Fundat, fechou com chave de ouro o projeto. Além de agitar todos os presentes com música de qualidade, eles passaram uma mensagem positiva de paz e cidadania. “Vamos fazer dos outros dias, igual a este que está sendo feito aqui no bairro Santa Maria”, comentou o líder da banda, Jhonny Reis.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Fundat oportuniza qualificação profissional e geração de emprego no Projeto Cidade Viva – Fotos: Ascom/Fundat