[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Obedecendo aos propósitos de promover a revitalização de feiras livres em Aracaju, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, iniciou um programa de padronização das barracas instaladas em feiras tradicionais de artesanato como as existentes nas praças Tobias Barreto e Olímpio Campos.
Segundo a presidente da Fundat, Conceição Vieira, este programa está sendo implementado desde os primeiros meses desta administração visando beneficiar o aspecto visual e a própria eficiência na comercialização de artigos artesanais em Aracaju. De acordo com ela, isto, além de beneficiar a atuação dos próprios comerciantes, contribui para o aperfeiçoamento da estrutura oferecida ao desenvolvimento do turismo na capital.
“Hoje, já podemos encontrar um panorama completamente diferente nas tradicionais feirinhas de artesanato da cidade, oferecendo uma melhor ambiência aos visitantes e valorizando a auto-estima dos comerciantes, que antes expunham suas mercadorias em condições desfavoráveis do ponto de vista da organização”, disse a presidente.
A Fundat executa o programa de padronização utilizando o cadastro de artesãos de Aracaju que é mantido pela Secretaria de Estado da Ação Social e do Trabalho – Seast. No programa, já estão participando 92 comerciantes da praça Tobias Barreto e 87 da praça Olímpio Campos, vendendo desde os tradicionais bordados e rendas, até as conhecidas guloseimas da culinária sergipana, dentre outros itens de produção artesanal.
De acordo com Conceição Vieira, a idéia é manter cerca de 100 comerciantes padronizados em ambas as praças. Aos interessados ainda não cadastrados como artesãos, ela orienta que procurem a Seast para fazer o devido cadastramento e, em seguida, busquem a Fundat para participar do programa.
“Com a padronização e a programação de atividades culturais, desenvolvida em parceria com a Funcaju, que inclui a apresentação de artistas locais, durante os finais de semana, já estamos conseguindo um acréscimo de movimento nestas feiras, sobretudo, neste período quando a cidade tem muitos visitantes. O nosso objetivo é conseguir muito mais no decorrer da administração, beneficiando esta que é uma autêntica manifestação sergipana”, afirmou a presidente.
Maiores informações sobre este e outros programas desenvolvidos pela Fundat podem ser obtidas pelo telefone 211-8829.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.