[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Freire Caetano, divulgou na manhã de hoje, 14, a abertura dos 39 cursos profissionalizantes gratuitos que a Prefeitura de Aracaju estará oferecendo para o ano de 2006. As inscrições foram abertas desde ontem, 13, e vão até o dia 17, em todas as 10 Unidades Produtivas de qualificação profissional da PMA nos bairros da capital e na sede da Fundat, situada na rua Pacatuba, 104.

Em 2006, a Prefeitura da cidade, por meio da Fundat, estará contratando mais uma vez o Senac e Senai para diversos treinamentos. Além disso, o órgão municipal vai continuar intermediando a mão-de-obra, possibilitando a inserção no mercado de trabalho e a melhoria da renda familiar de milhares de aracajuanos. No Governo Marcelo Déda, de 2001 a 2005 foram dadas oportunidades a 25.661 pessoas que foram qualificadas em 65 cursos diferentes, com recursos próprios do município. De acordo com Edson Caetano a Fundat tem um índice percentual de empregabilidade de 37%. “A Prefeitura através da Fundat tem realizado um trabalho muito forte na questão da intermediação de mão-de-obra. O Ministério do Trabalho tem um percentual de 15% e a PMA conseguiu um patamar de 37,1%”, declara Caetano.

Ainda segundo Edson Caetano a Fundat no bairro Atalaia está oferecendo 10 cursos específicos para aquela comunidade nas áreas de hotelaria e turismo. “Três turmas de 16 pessoas já começaram as aulas no dia 6 de fevereiro, na carreta-escola do Senac que está localizada na praça Durval Andrade”, comenta o presidente. Edson lembra que o Senac e o Senai estão envolvidos diretamente com os cursos para os bairros Coroa do Meio, Atalaia e Santa Maria, atendendo ao projeto Técnico Social que antecede o desenvolvimento e realização das obras físicas que são executadas pela Prefeitura nesses bairros. “Esses 40 cursos que estamos divulgando hoje estão direcionados para toda Aracaju,” ressalta.

No ato da inscrição, o cidadão deverá apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e ter no mínimo 16 anos de idade. Vale destacar que os cursos são gratuitos e que será seguida a ordem de inscrição para o treinamento. Confira agora a lista dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Aracaju:

• Agente de Limpeza
• Artesanato em Azulejo
• Artesanato em Biscuit
• Atendimento ao Cliente
• Bijouteria
• Cabeleireiro
• Camareira
• Congelamento de Alimentos
• Contabilidade Aplicada ao Setor Pessoal
• Copeiro
• Corte e Costura Básica
• Corte e Costura em Malha
• Culinária Alternativa
• Culinária Regional
• Depilação
• Desing e Moda
• Doces e Salgados
• Empreendedorismo
• Espanhol Básico
• Garçom
• Higiene e Manipulação de Alimentos
• Informática Básica
• Inglês Básico
• Introdução ao Mercado de Trabalho
• Linux (software livre)
• Lutheria (manutenção, reparos e consertos de violões)
• Manicure
• Massoterapia
• Padeiro Básico
• Pães e Biscoitos Caseiros
• Pão Integral
• Pintura
• Pintura em Tela
• Porteiro
• Recepcionista de Pousada e Hotel
• Recepcionista de Clínica e Consultório
• Relações Interpessoais
• Técnicas em Serviços Domésticos[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.