Fundação Renascer participa de debate sobre uso de drogas
A diretora-presidente da Fundação Renascer, Antônia Silva Menezes, participou nesta terça, 19, do debate Cinform Convida, que abordou o tema “Drogas de onde vem a sedução e como afastar os perigos que representam”. Mediado pelo editor do semanário, o jornalista Jozailto Lima, a discussão que durou quase duas horas, contou ainda com as participações do juiz Manoel Costa Neto, do psicólogo Cleilton Rocha e da psiquiatra Ana Raquel Santiago. O debate aconteceu no auditório do Cinform e foi acompanhado por estudantes, jornalistas e por pessoas da comunidade, que puderam interagir e fazer perguntas aos integrantes da mesa.
“O adolescente busca afirmação e é no álcool que encontra a porta de entrada para as drogas”, destacou a presidente da Fundação, acrescentando que nas festas ele encontra na droga o meio para se sobrepor aos demais colegas e para conseguir sua afirmação no grupo. Aliado a isso, a desestrutura familiar também contribui para o convite sedutor das drogas. Antônia Menezes ressaltou que a criminalização do dependente químico seria um retrocesso e não traria resultados.
A presidente da Fundação lembrou que, o problema das drogas não é uma questão simples de se resolver e as alternativas surgiram a partir do esforço e da união de todos. “Estamos observando o rolo compressor destruir nossa sociedade”. Antônia Lembrou que é a droga o grande motivador dos atos infracionais que levam os adolescentes a cumprir medidas socioeducativa de internação.
Atualmente a Fundação atende 326 crianças e adolescentes em suas oito unidades, sendo quatro protetivas e quatro socioeducativas. Além disso, a instituição mantém convênio com uma fazenda que realiza trabalho de recuperação de drogaditos. “Nas unidades estamos realizando ações junto as famílias”, disse Antônia Menezes. Para o juiz Manoel Costa Neto os pais também contribuem para essa situação, quando não impõem limites para os filhos, que acabam conhecendo isso na sociedade. Já a psiquiatra Ana Raquel alertou que os efeitos produzidos pelo uso da droga, também servem para atrativo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fundação Renascer participa de debate sobre uso de drogas – Fotos: Edinah Mary/Seides