[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) recebeu os alunos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit), que estão inseridos no programa de estágio de integração Ensino-Serviço, como forma de Educação Permanente em Saúde. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, 6, na Unit, e reuniu cerca 600 alunos, que participaram de palestras sobre transformações dos processos de trabalho, mudanças e implantação de novos modelos assistenciais.

A parceria FHS e Unit gera diversas vagas de estágio para ampla área de Saúde Pública no estado de Sergipe. O diretor administrativo-financeiro da Fundação, Vanderson Mélo, deu as boas-vindas aos futuros profissionais da área, ressaltando a importância de se firmar parcerias na qual educação e saúde estejam juntas para garantir o aperfeiçoamento da assistência dentro do Sistema Único de Saúde.

“A FHS está de portas abertas para receber os estudantes para compor as 12 Unidades de Saúde que administramos. As leis que compõe a Reforma Sanitária e Gerencial do SUS Sergipe possibilitam que o Estado invista uma porcentagem de receitas com ações e serviços de Saúde, o que garantiu o aumento de recursos destinados para a área. Venham às nossas casas, procurem as nossas unidades e sejam bem-vindos”, destacou Vanderson.

De acordo com a coordenadora geral do curso de Enfermagem, Maria Pureza Ramos Santa Rosa, o estágio é curricular e está relacionado ao período em que o aluno está matriculado e às disciplinas que ele irá cursar durante o período. “Entre 700 e 800 alunos estão inseridos na rede da Fundação Hospitalar de Saúde. A relação Ensino-Serviço é extremamente importante e esse momento em que a Fundação promove esse acolhimento para os alunos demonstra a responsabilidade na parceria. Isso é importante também para que a gente [Ensino] possa estar alinhado para conhecer o modelo assistencial”, disse Maria Pureza.

Os estágios acontecem em três unidades de saúde da capital – no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) – e no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro. “Os alunos precisam entender o que é o  Sistema Único de Saúde [SUS], através de estágio em hospitais públicos. É preciso conhecer cada hospital e ter consciência da forma que o Sistema Único de Saúde funciona, as formas legais para atender todo cidadão.  O acolhimento de hoje se faz importante para que os alunos saibam onde estão entrando”, explica a coordenadora das unidades de saúde de Aracaju, Iza Prado.

Para a aluna do 8º período do curso de Enfermagem, Bianca Marcelle Menezes Dias, a parceria da universidade com a FHS é bastante proveitosa. “Sinceramente, eu não vejo  outra forma de aprendizado-prática a não ser essa. Eu não consigo me enxergar como estudante de Enfermagem e não a possibilidade de a gente fazer nosso papel como estudante dentro de um hospital público. Poder lidar com a equipe médica, com os pacientes, ter a convivência em uma instituição que atende a todos os cidadãos é  viver a realidade que será a nossa, em um futuro, no profissional”, ressalta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.