Fundação Hospitalar adere à modalidade de pregão eletrônico
Para ampliar a participação de concorrentes e gerar economicidade, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) passa a realizar licitações pela modalidade de pregão eletrônico. A partir de um convênio firmado com o Banco do Brasil, a FHS agora pode utilizar o site www.licitacoes-e.com.br para realizar os processos licitatórios do órgão.
“Este site atende à maioria dos órgãos da administração pública. O que queremos é dar ainda mais transparência aos certames. Além disso, realizar esta modalidade atende às recomendações dos órgãos de controle externo”, destacou Vanderson Mélo, diretor administrativo-financeiro da FHS.
Juridicamente, os pregões eletrônicos e presenciais seguem os mesmos trâmites. No entanto, o pregão eletrônico permite que qualquer pessoa jurídica do país participe da licitação, sem que esteja fisicamente presente à sessão de apresentação de preços. “A vantagem é o aumento do leque de fornecedores. Com isso, temos um preço diferenciado. Os pregões eletrônicos, geralmente, atingem um preço menor por conta da ampla concorrência”, reiterou Vanderson.
Etapas
Diferente da presencial em que as empresas têm um único dia para apresentar a proposta de preço, no pregão eletrônico é definido um período para este envio. Após o término, as propostas são abertas e julgadas. Em seguida, aquelas com menor preço participam dos lances, que acontecem na chamada ‘salda de disputa’.
“É uma espécie de chat em que tudo o que se conversa fica registrado e, no final, é emitido um relatório em que consta tudo o que aconteceu na sessão”, explicou Anderson Ramos, coordenador de Compras, Licitações e Contratos da Fundação.
Após o término dos lances, o próprio sistema estabelece um tempo randômico. Em um espaço de tempo que vai de 15 segundos a 30 minutos, é iniciado uma nova fase de lances. Essa é a fase que as empresas têm para dar seu último lance. O sistema vai encerrar de forma aleatória a fase de lances.
“Isso evita que as empresas combinem preços. Isso força as empresas a darem seu melhor preço no menor tempo possível porque a qualquer momento pode encerrar a fase de lances”, enfatizou o coordenador de Compras.
Primeiro pregão
O primeiro pregão eletrônico da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) já está disponível no site www.licitacoes-e.com.br. Nele, a FHS pretende contratar serviços de fornecimento de refeições hospitalares para algumas unidades geridas pela fundação. O período para envio de propostas é de 20 a 25 de outubro. A ‘sala de disputa’ acontece no dia 25.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fundação Hospitalar adere à modalidade de pregão eletrônico –