[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, realizará no próximo sábado, dia 13, às 14 horas, feira itinerante no bairro Porto D’Anta. Serão comercializadas peças de vestuários produzidas por 13 mulheres que terminaram o curso de corte e costura, oferecido pela Fundação, como também comidas típicas, doces e salgados produzidos por pessoas da comunidade. É mais uma extensão do “Projeto Freguesia”, que visa a revitalização das feiras de arte e artesanato, bem como a geração de emprego e renda junto às comunidades.
O presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota, afirmou que o objetivo da feira itinerante no bairro Porto D’Anta é inserir as profissionais em costura no mercado de trabalho e fazer com que o capital aplicado gire em torno da própria comunidade. Essas mulheres eram aprendizes que, depois de participarem do curso, passaram a confeccionar peças, tornando-as habilitadas a até mesmo agariar recursos para o aumento da renda familiar.“É essa a proposta da administração do prefeito Marcelo Déda e estamos seguindo à risca, criando oportunidades de negócio para a geração de emprego e renda”.
O “Projeto Freguesia” foi iniciado há cerca de um ano e três meses, com a revitalização das feiras de arte e artesanato das Praças Olímpio Campos e Tobias Barreto. Os artesãos passaram por reciclagem e receberam uniformes. As barracas foram padronizadas, de acordo com o produto comercializado. A segunda etapa do projeto deu-se com a introdução da parte cultural, com shows artísticos. A medida beneficiou cerca de 200 artesãos que tiveram aumento no volume de vendas em mais de 50%.

Oportunidade para todos

A terceira etapa do Projeto consta das feiras itinerantes. A cada semana acontece uma feira em um bairro diferente. Técnicos da fundação reúnem-se junto às comunidades e identificam o que são as feiras. Toda a orientação é dada aos interessados que passam a ter oportunidades de comercializar produtos confeccionados por eles mesmos. “É uma oportunidade para que possam expandir os seu potencial, tanto artesanais quanto culinários e outros”, lembrou Mota.
Desta vez, a feira acontecerá na Rua José Antônio dos Santos, nas proximidades da unidade educacional “Escolas Reunidas 8 de Maio”, daquele bairro.
O presidente da Fundat destacou que o público consumidor não pode perder a oportunidade em adquirir produtos com qualidade por preços compatíveis. “As peças comercializadas terão preços praticamente de custo, com artigos custando, inclusive, R$ 0,50 e R$ 1,00”.
Para a realização do curso de corte e costura no bairro, foi feita uma parceria com a Igreja Nossa Senhora dos Pobres, localizada no Porto D´Anta, que selecionou as alunas. O curso foi realizado na Unidade Produtiva do Porto D’Anta do Centro Comunitário Berenice Campos, edificação construída pela fundação, visando beneficiar a comunidade local com cursos profissionalizantes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.