[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Aperipê de Sergipe fechou um pacote de patrocínio com a coordenação do Festival Iberoamericano de Curtas-Metragens de Sergipe – Curta-Se. O apoio cultural da Fundap totaliza um investimento de R$ 54 mil entre serviços, mídia e 400 cópias de DVD como premiação. A presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, também foi convidada a participar de uma mesa de debates sobre TV Pública, Diversidade Cultural e a Lei Geral das Comunicações.

A Aperipê TV fará a cobertura especial do evento e a programação diária do Festival será anunciada pelas emissoras de rádio e TV da Fundação. Além disso, a Fundap cederá alguns de seus equipamentos para a produção dos copiões das mostras de vídeo, além de ceder imagens de sua cobertura para o Canal Brasil. A Fundação ainda premiará os vencedores da mostra sergipana e o melhor vídeo escolhido pelo júri popular com 100 cópias de DVD’s para cada realizador.

A presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, destacou o empenho da entidade no incentivo à produção audiovisual em Sergipe. "A TV Pública tem papel fundamental no desenvolvimento do audiovisual. A Aperipê já vem fazendo isso através do Doc TV, com a parceria no edital de fomento da prefeitura de Aracaju, com a criação do festival de curtas na TV. O apoio ao Curta-Se faz parte desta política. Outras iniciativas de apoio ao fortalecimento a produção local também estão em fase de planejamento", afirmou.

De acordo com a diretora-executiva do Festival Curta-SE, Rosângela Rocha, a construção da TV Brasil proporciona um leque de possibilidades para o desenvolvimento da produção independente. "A TV atuará não só como exibidora, mas também como distribuidora das obras audiovisuais. O apoio da Fundação Aperipê ao festival já representa uma aproximação da produção independente com a TV pública através de um evento que é  considerado referência nacional".

Debates

Atento às discussões atuais sobre o diálogo da TV pública com a produção independente, o Curta-Se terá um debate sobre TV pública, Diversidade Cultural e Lei Geral das Comunicações. A discussão acontecerá na sexta-feira, 24, a partir das 14h, no Espaço Semear, e o festival contará ainda com ampla cobertura local e nacional realizada pela Aperipê TV e TV Brasil.

Entre os participantes que já confirmaram presença na mesa de debates estão a diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, o diretor-geral da TV Brasil, Orlando Senna, o vice-presidente da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Póla Ribeiro, além de Geraldo Moraes, integrante da diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), Edvaldo Farias, representante da Associação de TV’s Comunitárias, e o deputado baiano Valter Pinheiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.