Fundação Aperipê recebe emissoras para discutir a transmissão do São João
Diretores e técnicos de emissoras públicas do Nordeste e representantes da TV Brasil se reuniram em Sergipe, na última semana, para tratar dos preparativos da transmissão dos festejos juninos do Nordeste para a TV Brasil. A Aperipê TV será a base operacional da cobertura nacional.
Neste primeiro encontro, coordenados pelo gerente executivo de produção da TV Brasil, Walter Silveira, representantes de Pernambuco, Bahia e Sergipe iniciaram a produção do calendário da transmissão do São João do Nordeste para todo o país. Cada representante expôs as atividades culturais de seus Estados, o plano local de cobertura e as condições técnicas de suas emissoras. Maranhão e Paraíba também participarão das transmissões.
Segundo Walter, a unificação da rede pública de televisão dará "uma dimensão nacional à diversidade cultural dos festejos juninos brasileiros e nordestinos". Para o diretor da emissora, o São João é a maior festa popular do país. O gerente executivo de conteúdo da TV Brasil, Israel do Vale, também ressaltou a importância do conjunto de realizadores nesse projeto. "Esse exercício de relacionamento mostra o caminho perseguido pela TV Brasil, que é construir uma rede horizontal com todas as emissoras".
Desde a assinatura do termo de adesão em outubro de 2007, a Aperipê TV vem participando de todos os grupos de trabalho criados pela TV Brasil. "A discussão sobre a transmissão dos festejos juninos tiveram início ainda no grupo de trabalho sobre programação. A experiência realizada em 2007 foi determinante para que Sergipe fosse escolhido como base das transmissões neste ano", disse a presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral. A emissora sergipana também apresentou aos diretores da TV Brasil o projeto contendo o plano de trabalho e o orçamento com os custos da emissora para 30 dias de transmissão estadual.
Expectativas
Alberto Muniz, da TVPE, explicou as dificuldades que a emissora enfrentou ao transmitir em Pernambuco o São João do ano passado durante todo o mês de junho. Segundo ele, essa experiência ajudará na produção integrada com a TV Brasil neste ano. Ele também ressaltou a importância da transmissão unificada. "Essa integração fará o Brasil olhar a cultura dos estados do Nordeste", afirmou.
Já Sahada Mendes, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), lembrou a experiência de transmissão durante o carnaval e reiterou que as reuniões de planejamento ajudarão a afinar as emissoras no processo de horizontalidade na cobertura dos festejos juninos.
Durante todos os finais de semana do mês de junho serão transmitidos ao vivo shows em diversas cidades nordestinas para todo o Brasil. Já ao longo da semana reportagens especiais, mini-documentários e muita interprogramação mostrarão as festas de São João em todo o país.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]