[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Aperipê, Fundap, participou, nesta terça e quarta-feira, 7 e 8 de maio, do V Encontro do Comitê da Rede Pública de Televisão, que aconteceu em Brasília, na sede da Empresa Brasil de Comunicação, EBC. No Encontro, estiveram em pauta discussões como apresentação do redesenho organizacional e os novos dirigentes da EBC, cobertura esportiva da Tv Brasil – Série C, padronização da operação de inserção nos intervalos de rede, jornalismo e a rede pública, programação local das geradoras da Tv Brasil.

O diretor-presidente da Fundap, Luciano Correia, leu, durante a reunião, a Carta de Aracaju, aprovada durante o Encontro Rede Nordeste de Tvs Públicas, ocorrido em Sergipe nos dias 26 e 27 de abril. “A Carta reforça a necessidade de uma maior interlocução das emissoras regionais junto à EBC/TV Brasil”, destacou Luciano. “A EBC e TV Brasil vivem com recursos limitados, mas, efetivamente, nós precisamos de ações mais afirmativas do governo federal. As redes de TV privadas, como Globo, Record, SBT e Band vivem do estado brasileiro, das verbas do poder público. No entanto, nós vivemos chorando pequenas ajudas. Isso é inadmissível num governo como o de Dilma. O governo precisa mudar essa atitude”, complementou.

Em relação à construção da TV Brasil, Luciano Correia pontuou a necessidade de ser efetivamente diversa, plural e democrática. “A TV Brasil não é feita de seus escritórios em Brasília, Rio e São Paulo. Ela só existirá, de fato, no imaginário dos brasileiros, quando deixar de manter vícios das redes privadas, que projetam uma concepção de Brasil distorcida. O Nordeste é quase a metade do país, se considerarmos um somatório de sua contribuição na economia, na política, no social e na cultura. Se a TV Brasil, diferente das redes comerciais, carregasse um cheiro e sabor dessa região, com sua extraordinária riqueza, já teríamos uma alternativa de rede diferenciada, uma alternativa de programação televisiva para o país e para o mundo”, concluiu o diretor-presidente.

Na oportunidade, ocorreu a eleição dos integrantes do núcleo executivo da EBC. O encontro reuniu TV Brasil e emissoras que compõem a Rede Pública de Televisão (RPTV). Estiveram presentes, a diretoria da EBC e representantes da TV Aperipê/SE, TV Antares do Piauí, TV Brasil Pantanal/MS, TV Cultura de Amazonas, TV Palmas/TO, TV Rio Grande do Norte, TVE do Rio Grande do Sul, TVE  de Alagoas, TVE da Bahia, TVE  do Espírito Santo, TVE do Pará, TVU de Goiás, TVU do Mato Grosso, TVU da Paraíba, TVU de Pernambuco, TVU de Santa Catarina e a Empresa Pernambuco de Comunicação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.