[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia de Sergipe e Laboratório Central (Hemolacen) recebeu nesta quinta-feira, 19, uma ação de cidadania de 50 funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Uma unidade móvel do Hemolacen foi até a Superintendência do BNB, em Aracaju, para que seus colaboradores pudessem doar sangue. O Banco do Nordeste é uma das diversas instituições que aderiram à campanha ‘Santo de Casa Também faz Milagre’, que vem sendo tocada pelo Hemocentro desde o início de junho, em parceria com universidades, escolas, ONGs, sindicatos, associações, prefeituras, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Banese, Lions Clube, SMTT, Samu 192 Sergipe e Caixa Econômica Federal, entre outras instituições.

A gerente executiva de Atividades Médicas do Hemolacen, Mariamália Andrade, relatou que o Centro está com menos de 50% do estoque. Embora haja carência de todos os tipos de sangue, os que mais estão em falta são os fatores tipo Rh negativo. O funcionário da área de informática do BNB, Jonatha Couto, disse que já realizou várias doações e pretende continuar, pois tem tipo sangüíneo fator A-B negativo, um dos mais raros. Apenas 15% da população mundial têm essa tipagem.

Para Roberto Gurgel, presidente do Hemolacen, atitudes como a dos funcionários do BNB são exemplares e devem ser seguidas por outras empresas. A iniciativa do Banco foi coordenada pelo superintendente Saumíneo Nascimento e pelo gerente executivo, Aurício Matos, que mobilizaram toda a equipe em prol das doações voluntárias.

"Resolvemos iniciar as comemorações pelos 55 anos do Banco com essa atitude humanista", afirmou Saumíneo. Ele disse ainda que pretende mobilizar os colaboradores do banco para que as doações aconteçam duas vezes ao ano. A próxima já está agendada para o fim de 2007.

O Hemolacen recebe cerca de 100 doadores por dia, mas o ideal seria o dobro para atender à demanda dos hospitais da capital e do interior. Os interessados em agendar doações ou receber a equipe do Hemocentro para a coleta externa devem entrar em contato com os setores de Serviço Social, Recursos Humanos ou Assessoria de Comunicação do Hemolacen, pelos telefones (79) 3259-3191, (79) 3259-3174 ou (79) 8807-4593.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.