[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A formação de uma criança passa por diversas áreas de conhecimento. Dentre elas, a música é apontada como uma das mais importantes. É com esta preocupação que a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Cultural da Cidade de Aracaju -, oferece cursos de música, teatro e dança à população em geral, especialmente às famílias carentes. As aulas acontecem na Escola Municipal de Arte, localizada na avenida Pedro Paes de Azevedo.
De acordo com o chefe da divisão de música da escola, professor Eugênio Enéas, o objetivo é atender a criança carente. “Temos que cuidar das crianças que estão desesperançosas, que não têm ocupação, para que mais tarde elas possam ser grandes artistas e músicos. Queremos descobrir novos talentos”, afirma Eugênio. Segundo ele, qualquer criança a partir dos nove anos pode começar a estudar música na escola, que atende também a adolescentes, adultos e idosos.
A matrícula é feita na própria escola. Para se matricular, o aluno deve pagar uma taxa semestral de R$ 20. Funcionários municipais e pessoas comprovadamente carentes são isentas da taxa. As aulas têm duração de uma hora e o sistema de aprendizado é dividido em módulos. “Geralmente a criança começa a tomar gosto pelo instrumento com cinco meses de curso. Mas é necessário também que os pais incentivem seus filhos em casa. Para chegar à universidade, o aluno também tem que passar pelo curso de harmonia. O tempo total gira em torno de três a quatro anos, a depender do desempenho de cada aluno”, disse Eugênio. “Eu mesmo quando entrei na escola tinha 14 anos e era bolsista, fazia parte do programa Bolsa-Arte. Em meados de 1988 comecei a dar aulas”, completou.
O estudante Dafne Oliveira, 14 anos, freqüenta o curso de violão popular há uma semana e já toca seus primeiros acordes. “Eu já aprendi a tocar um pouquinho. Um dia, quem sabe, eu posso conseguir tocar numa banda”, sonha Dafne.
Para a professora de teoria musical e flauta doce, Maria das Graças Melo, o principal objetivo das aulas é o enriquecimento cultural dos alunos. Ela destaca também a importância da música para a psicologia. “Muitas pessoas usam a música como terapia, uma forma de relaxar e buscar o equilíbrio emocional”, afirmou a professora.
A Escola Municipal de Artes existe desde 1984. Os cursos mais procurados são o de violão e teclado, mas a escola também oferece aulas de percussão, flauta doce, canto coral, saxofone, clarinete, contrabaixo e violino. As vagas são oferecidas semestralmente e as matrículas acontecem nos meses de janeiro e julho. As inscrições para o curso de dança ainda estão abertas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.