[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Num ano em que o Ministério da Cultura (MinC) tem priorizado os museus, o Museu do Homem Sergipano, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) trouxe esta semana para Aracaju a museóloga e professora da Universidade Federal da Bahia Ana Karina Rocha de Oliveira. Representante do MinC, a professora ministrou a oficina de capacitação para museólogos e profissionais da área, ‘Ação Cultural e Educativa em Museus’, resultado do projeto Eixo 3 da Política Nacional de Museus, financiado pelo Ministério da Cultura e executado pelo Museu de Arte Sacra da Bahia.

A metodologia usada por Oliveira na oficina, que teve início na última segunda-feira, dia 10 e se encerra hoje, dia 12, resgatou a história do museu desde sua origem, e a necessidade de se guardar objetos que identificassem um momento de um povo. Através dos gabinetes de curiosidades ela contou também os períodos pelos quais o museu passou e suas reformulações, explicando as características que o museu carrega como um espaço censurado, mas que antes era um ambiente democrático de discussões filosóficas e construtivas.

Os momentos durante a capacitação foram também de reflexão e dinâmicas nas quais os alunos puderam pensar em projetos educativos, por meio de exercícios orientados pela ministrante, em que objetos simples, como uma bolsa, foram o enfoque de idéias. Além das aulas teóricas os alunos visitaram o Museu do Homem Sergipano onde, juntamente com Oliveira, puderam lançar um olhar construtivo sobre o tema em questão.

Uma preocupação da representante do MinC foi trazer para os profissionais em Aracaju o conceito de museu que o Departamento de Museus sustenta. O conceito se baseia em três pilares: identidade, inclusão social e cidadania. Segundo ela, a inclusão social é visualizada no momento em que há uma identificação. “A inclusão social é percebida quando a identidade é projetada ali”, explica Ana Karina Oliveira, valorizando a visitação.

Esta oficina é a terceira de um conjunto de atividades promovidas pelo Museu do Homem Sergipano com apoio do Departamento de Museu. Ainda este ano o Museu promoverá uma próxima edição abordando o tema “Administração de Museu”. A diretora do Museu do Homem Sergipano e professora Terezinha Oliva destacou a importância de capacitar os profissionais da área em Aracaju além de todos os outros benefícios que o evento pode trazer.“ Isso não só capacita o pessoal da área museológica como promove o conhecimento e também o entrelaçamento entre os museus e os participantes”, comenta a diretora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.