‘Frutos da Terra’ levará feiras da agricultura familiar ao interior
Nesta terça-feira, 12, agricultores familiares e produtores de alimentos orgânicos dos 14 municípios envolvidos no projeto ‘Frutos da Terra’, participaram de um encontro com secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino. O projeto estimula o empreendedorismo entre os pequenos produtores através da comercialização direta de sua produção em Feiras da Agricultura Familiar. A primeira feira está prevista para o início de setembro.
O projeto ‘Frutos da Terra’ é desenvolvido pelo Governo de Sergipe com recursos próprios e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Produtores de Monte Alegre, Poço Redondo, Simão Dias, Lagarto, Japoatã, Neópolis, Propriá, Umbaúba, Estância, Boquim, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro também participam do projeto.
“Desde o início da gestão do ex-presidente Lula, os programas do Governo Federal estão voltados para o fortalecimento da agricultura familiar. Em Sergipe, o governo Marcelo Déda segue a mesma linha de atuação, pensando sempre em dar autonomia aos agricultores, principalmente, àqueles que estão abaixo da linha da pobreza”, destacou Eliane Aquino.
A prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto, agradeceu a oportunidade da realização da feira no município. “Temos que aproveitar a oportunidade e fazer dessa feira um momento muito importante para os produtores orgânicos do nosso município”.
O secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, ressaltou a integração entre as ações do Governo do Estado. “Não existe ação isolada no governo Marcelo Déda, mas uma união entre as secretarias”, frisou.
Protagonismo
Para o presidente da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar de Sergipe, José Joelito Santos, os produtores devem se comprometer com suas funções no projeto. “Esse é o momento dos agricultores entenderem que são os protagonistas do projeto e que precisam atuar na linha de frente dos acontecimentos. O Governo do Estado e os parceiros oferecem as ferramentas para o bom andamento do projeto, pois o desenvolvimento dos agricultores é o principal alvo do ‘Frutos da Terra'”.
O agricultor José Luiz dos Santos ressaltou que o espaço de comercialização será uma grande oportunidade para os produtores orgânicos de Sergipe. “Sou produtor orgânico há dez anos e fico muito satisfeito quando o trabalho que exerço é divulgado de maneira tão satisfatória. Será um grande prazer comercializar meus produtos nessa feira. Torço para que a iniciativa beneficie os agricultores e elimine os atravessadores”.
Prevenção de doenças
O aumento do plantio dos alimentos orgânicos tende a reduzir o número de agricultores com câncer no Estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por conta dos agrotóxicos, muitos agricultores sofrem com a doença. A Feira da Agricultura Familiar, que já acontece mensalmente na Seides, é um bom exemplo disso. “Este mês realizamos a terceira etapa da nossa feira de produtos orgânicos no pátio da Secretaria. Felizmente a procura dos consumidores tem aumentado a cada edição, torcemos para que o mesmo aconteça nas feiras dos municípios”, falou a secretária Eliane Aquino.
Sergipe Alfabetizado
Assim como no Programa Mão amiga, o projeto Frutos da Terra também recrutará os agricultores que ainda não são alfabetizados para que possam se inserir no Sergipe Alfabetizado, programa da Secretaria de Estado da Educação (Seed). “O Governo do Estado tem a preocupação de reduzir o índice de analfabetismo no Estado. Assim, aliamos o Sergipe Alfabetizado ao projeto Frutos da Terra. Aqueles agricultores que ainda não são alfabetizados poderão fazer parte do programa de alfabetização de adultos”, informou Eliane Aquino.
“Saber ler e escrever é direitos de todos e, com certeza, vai melhorar a qualidade de vida dos agricultores”, opinou o coordenador do Sergipe Alfabetizado, Genivaldo Martires.
Presenças
Ainda participaram do encontro os parceiros do projeto: Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Banco do Brasil, da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), do Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderos), além das diretoras dos Departamentos de Renda e Cidadania e Segurança Alimentar e Nutricional da Seides e da presidente da Câmara de Vereadores de Ribeirópolis.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- ‘Frutos da Terra’ levará feiras da agricultura familiar ao interior – A secretária de Estado da Inclusão
- Assistência e do Desenvolvimento Social
- Eliane Aquino / Fotos: Edinah Mary/Seides