[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A feirante Maria das Virgens mora no conjunto Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa, há 33 anos. Mas no último sábado, dia 9, ela teve uma noite diferente ao participar com sua banca de comidas típicas do Projeto Freguesia Itinerante. Desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju sob a coordenação da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a iniciativa leva a bairros da capital a oportunidade de gerar emprego e renda para autônomos – inclusive os capacitados nos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Fundação, além de lazer e cultura para as comunidades.

“Eu já trabalhei em empresas, mas quando fiquei desempregada, fiz os cursos da Fundat aqui mesmo na unidade do Jardim Esperança e voltei a me ocupar, a ganhar dinheiro para ajudar em casa”, revelou dona Maria, que já concluiu sua formação em culinária, tortas e bolos confeitados, congelamento, doces e salgados, doces finos e está aprendendo agora a ser confeiteira em geral. Feliz com as vendas no projeto Freguesia Itinerante, ela fez questão de elogiar a qualidade dos cursos da Fundat. “Os professores são excelentes e eu tenho aproveitado muito tudo o que aprendi”, disse.

Proprietária há três anos de um pequeno restaurante em frente à unidade de produção da Fundat, dona Maria das Virgens está participando do projeto pela segunda vez. “Vim novamente porque foi lucrativo da outra vez e eu, juntamente com outras colegas, pedimos para que o Freguesia voltasse. É muito bom porque movimenta o bairro e dá oportunidade para que as pessoas ganhem seu dinheiro”, avaliou.

Acompanhado de atrações musicais sergipanas, o Freguesia Itinerante levou ontem ao Jardim Esperança os artistas Carlos Guerreiro (que em breve se formará no curso de Luteria oferecido pela Fundat), o grupo de dança Lírios do Vale (da Igreja Internacional da Graça de Deus) e os cantores Lena Oliver e Sena. “É muito bacana fazer parte de um projeto cultural tão rico como este. A prefeitura está de parabéns”, opinou Lena.

As amigas Julieta Dantas e Josefina dos Santos, que moram no Inácio Barbosa, montaram sua banca no projeto Freguesia Itinerante pela primeira vez para vender bijuterias, artesanato para decoração e tecidos pintados à mão. “É a primeira vez que a gente participa de algo assim, mas eu estou adorando. É muito bom ver que as pessoas têm a oportunidade de expor seus trabalhos num lugar tão organizado e com uma estrutura tão boa”, declarou Julieta. “É uma noite de trabalho, mas também de lazer”, completou Josefina.

O projeto Freguesia Itinerante é resultado da integração da Fundat com a Guarda Municipal, que faz a segurança da feira; a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pelo palco em que os artistas se apresentam; e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que cuida da iluminação. A última edição do projeto havia sido realizada em maio, no próprio Jardim Esperança. Desta vez, 28 feirantes se instalaram nas bancas montadas pela prefeitura.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.