Fórum Música Sergipe lança a campanha ‘Pra tocar’
Movimentar o cenário musical sergipano. Esse é o objetivo principal da campanha ‘Pra tocar’, uma iniciativa idealizada pelo Fórum Música Sergipe, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e que visa formar parcerias e consolidar a música sergipana nas emissoras de rádios locais.
O lançamento do projeto aconteceu nesta sexta-feira, 14, no auditório do Sebrae, e apresentou aos músicos presentes e à imprensa, as principais estratégias da campanha, como visitas às direções das rádios com o intuito de estimular a valorização da música sergipana, a aproximação dos profissionais da música das rádios a fim de estabelecer parcerias e elaborar novos projetos, e informar à população sobre a lei municipal 3211/04, que estipula que as emissoras de rádios locais dediquem 15% de sua programação à música sergipana.
“Essa é a primeira ação do Fórum dos músicos, no sentido de projetar essa organização que vem sendo feita desde outubro de 2009, derivada das oficinas ‘Negócios da Música’, promovidas pela Secult e Sebrae. A partir dessa organização dos músicos, se montou o Fórum, e o primeiro produto deste é a campanha ‘Pra tocar’, que tem o objetivo de conscientizar as rádios sergipanas e demais meios de comunicação a respeito da produção local, ou seja, de estimular a veiculação da música sergipana nesses meios para que a gente consiga penetrar mais no público sergipano que é o nosso alvo principal”, afirmou o coordenador de música da Secult, Eduardo Prudente.
O coordenador ainda explica que a campanha é apenas a primeira, dentre muitas ações do Fórum que ainda estão por vir. “Essa não é uma ação isolada. Por conta desse diálogo que a Secult mantém com o fórum, são gerados bons resultados para a música sergipana, a exemplo da Feira Música Brasil, e a coletânea Sergipe’s Finest. E ainda hoje, haverá uma ação dos músicos no Centro da cidade, às 15h30, com o intuito de dialogar com a população sergipana sobre a música produzida no estado, além de duas ações do Fórum que estão em fase de planejamento, mas que vão movimentar ainda mais o cenário musical de Sergipe”, finalizou.
O representante do Governo do Estado, Cezário Silva, esteve presente no encontro e comentou sobre a importância do projeto ‘Pra tocar’ para o cenário musical sergipano. “O Fórum de música está sendo apoiado e acompanhado pela Secult, numa iniciativa muito importante, e o Governo não poderia deixar de apoiar. O projeto que está sendo lançado hoje, por exemplo, o ‘Pra Tocar’, é de fundamental importância para a valorização e fomento da música do nosso estado, que é de alta qualidade e merece o destaque e o reconhecimento que a Secult tem dado”, disse.
É ‘Pra tocar’
O Fórum Música Sergipe conta com a participação de vários artistas de diversos segmentos musicais, que dialogam com o poder público para fomentar a música no estado. No encontro de hoje, não foi diferente, no auditório do Sebrae estavam presentes músicos de gerações e estilos musicais diferentes, mas que se reuniam com o mesmo propósito: o de celebrar o lançamento de um projeto que promete levantar a cena musical sergipana.
“A ideia do Fórum é a de encontro, e esse encontro desde o início propiciou que nós estivéssemos juntos com outras entidades pensando em ações, e uma dessas ações dentre as várias pensadas pelo Fórum foi o ‘Pra tocar’. Apesar de ser a nossa primeira ação para mostrar o que o Fórum está fazendo, ela tem uma fundamental importância, que é a de dialogar de uma forma ampliada com os meios de comunicação para conseguir mais espaço para aquilo que é produzido dentro do nosso estado”, declarou o músico Aragão, que faz parte do Fórum desde a sua criação.
Para a diretora de Projetos Culturais da Secult, Kadydja Albuquerque, a articulação dos músicos contribui para desenvolver as ações executadas pela secretaria na área. “O fórum surgiu do entendimento da classe com a secretaria de que seria necessário articular a cena para somar ao nosso desafio de construir políticas públicas sólidas para a área da música. É impressionante como o fórum cresceu em sete meses e, hoje, possui um entendimento mais maduro sobre a necessidade de acompanhamento do que hoje acontece nacionalmente na política cultural, principalmente na área de financiamento da Cultura”, explicou.
O cantor Rogério, também esteve presente no evento e comemorou o lançamento da iniciativa. “Essa iniciativa é muito interessante, porque há muitos anos, nós, artistas sergipanos, estamos lutando em prol da música, mas isso não acontecia de maneira unificada, e sim individualmente. Porém, é importante que os artistas se unam, lutem pela causa, que é a mesma para todos, independentemente de estilo musical, e por isso eu acho que essa iniciativa é muito interessante, pois partiu dos músicos com o poder público, e finalmente, os músicos sergipanos estão unidos para divulgar e reconhecer a sua importância dentro do cenário. Essa iniciativa é muito gratificante para todos os artistas locais”, celebrou.
Um dos mais ativos músicos do Fórum, Antônio Rogério, complementou a fala dos músicos ao afirmar que o Brasil inteiro, na área da música, tem se organizado em redes associativas e em Sergipe não é diferente. “Eu tive oportunidade de participar da pré-conferência setorial da música em Brasília, e me entusiasmei muito porque eu vi que o pensamento e as dificuldades dos outros estados são as mesmas, e eles, assim como nós, já estão se organizando. E o mais importante é que ao longo das reuniões do Fórum, nós estamos percebendo que os artistas sergipanos estão comungando da mesma ideia, com a mesma linha de raciocínio e isso é muito importante para que a gente possa firmar essa organização e desembocar campanhas que vão trazer frutos fantásticos para a música sergipana e também para a sociedade”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fórum Música Sergipe lança a campanha ‘Pra tocar’ – O músico Antônio Rogério