Fórum Estadual de Turismo realiza última reunião de 2010
Não há política pública eficiente sem participação. Foi a esse consenso que os participantes do Fórum Estadual do Turismo de Sergipe chegaram, em sua 17ª Reunião Ordinária, realizada na manhã de quarta-feira, 15, no Mercado Municipal de Laranjeiras. Uma parceria destacada por Patrícia Paixão, representante do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), que acompanha o desenvolvimento do Fórum no Estado.
“São mais de dois anos acompanhando esse trabalho e temos grande satisfação em perceber o fortalecimento do Fórum em Sergipe. Isso pode ser percebido através do trabalho de manutenção do turismo no Estado, que depende muito menos de um único gestor e mais desta rede. Cada ator tem que ser consciente de seu papel”, afirma Patrícia.
Para Jorge Santana, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), só é possível construir esse tipo de entendimento a partir de um ambiente democrático como o Fórum. “Esse é o principal papel deste espaço de discussão e debate, que passou por um intenso processo de valorização nos últimos anos e deve continuar assim”, reforça.
Para ele, a escolha do Mercado Municipal de Laranjeiras para sediar o encontro também merece destaque, dada a proximidade com a realização do 36º Encontro Cultural, que será realizado no município entre 6 e 9 de janeiro de 2011. “Este evento tem crescido consideravelmente nos últimos anos e possui um importante rebate para o turismo. O Encontro tem capacidade para atrair os turistas. Tanto que já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado”, completa o secretário.
Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura, aproveitou a discussão para esclarecer a posição do Governo, que retirou o selo do Verão Sergipe da festa que será realizada no próximo ano. “Este ano, diante da enorme dificuldade financeira vivida pelo Governo do Estado, tomamos a difícil, porém necessária, decisão de diminuir nossa participação no Encontro. Mas, independente disso, nada vai tirar a beleza e a força deste evento. A cidade passa, atualmente, por um momento de renascimento cultural e é importante que todos os que estão aqui presentes nos ajudem a potencializar essa festa”, conclama.
Feliz em sediar o Fórum e em anunciar o Encontro para o Trade, Irineu Fontes, secretário Municipal de Cultura de Laranjeiras fez uma rápida apresentação sobre a cidade e sobre seu potencial. “Pretendemos fazer de Laranjeiras um pólo do turismo sergipano, considerando o patrimônio e a história que temos. A cidade tem potencial e o Encontro nada mais é que uma tentativa de resgate da cultura de Laranjeiras e de Sergipe. Ano passado recebemos entre 100 e 150 mil pessoas”, revela.
De acordo com Fontes, é preciso dar atenção a um evento de tamanha grandiosidade. “É o maior e mais importante Encontro Cultural do país e atrai muitos turistas. Por isso solicitamos a todos que ajudem Laranjeiras nessa empreitada: de se tornar um referencial para o turismo no Estado. Temos história, povo e cultura para dar e vender”, garante o secretário Municipal de Cultura.
Apresentações
Dando prosseguimento a pauta da reunião, Márcia Cristine, representante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes apresentou o Código de Ética do Turismo para a Região Nordeste, que faz parte de um programa de enfrentamento e prevenção à exploração sexual infanto-juvenil no setor. “Essa discussão começou em 2008 e se consolida neste ano de 2010. A atuação prevê a ação cooperada com as frentes de enfrentamento regionais; a criação de uma carta compromisso e de um plano de ação; a geração de um código de conduta; a formação de multiplicadores e, por fim, a formação de uma matriz de enfrentamento”, resume Márcia.
A presidente da Associação Brasileira de Indústria Hoteleira em Sergipe, Kátia Pimentel, explicou o papel da instituição aos presentes. Já o subsecretário de habitação e programas especiais da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Antônio Sérgio Farrari Vargas, apresentou o Programa Sergipe Cidades. “É um programa de obras. Sua dimensão no turismo é de conseqüência de algumas das ações previstas, de algumas obras realizadas”, esclarece.
Tanit Bezerra, diretora de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), mostrou aos presentes dados recém liberados pelo Ministério do Turismo (MTur) acerca do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizado nos 65 Destinos Indutores. “O levantamento é fruto de uma parceria entre Mtur e SEBRAE, sendo realizado pela Fundação Getúlio Vargas”, explica. O relatório foi apresentado no último dia 8 de dezembro, em Brasília.
O índice avalia a aptidão dos destinos turísticos de suscitar negócios de forma contínua e sustentável. São avaliadas a Infraestrutura Geral, Aspectos Ambientais, Aspectos Culturais, Atrativos Turísticos, Acesso, Economia Local, Aspectos Sociais, Capacidade Empresarial, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino e Monitoramento.
Plano de Marketing e Blog
Dando seguimento ao trabalho de políticas públicas participativas, o diretor-presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima, apresentou o planejamento de marketing para 2011, ressaltando se tratar muito mais da campanha para o verão que propriamente o planejamento de todo o ano que vem. “São ações que serão realizadas contando com a parceria do Trade turístico. Reformulamos, inclusive, o site do Turismo Sergipe.
“Reformulamos com a ideia da campanha ‘Deixe Sergipe surpreender você!’. Está mais interativo, com mais imagem e espaços de informação. É um site que está em processo de construção, está evoluindo. Não é um site da Emsetur, mas de todo o turismo sergipano”, diz José Roberto.
O diretor-presidente da Emsetur também revelou aos presentes o Projeto ‘Você conhece Sergipe?’. Nele está previsto a realização de pequenas apresentações de nivelamento de informação junto à profissionais que trabalham com turismo no Estado. Serão apresentados os roteiros sergipanos e novas atrações, como a Orla Pôr-do-sol ou o Palácio Museu Olímpio Campos. “São um conjunto de informações que precisam ser divulgadas. Subsídios replicados ao maior número de profissionais possível”, complementa.
Para finalizar as apresentações, a jornalista Kadydja Albuquerque divulgou o blog ‘agenteviaja.com’. A iniciativa é do trio Rodrigo Rocha, Caroline Portugal, e da própria Kadydja. “É uma vontade nossa de conhecer e divulgar o nosso estado. E não falamos só dos pontos turísticos, mas das pessoas, da cultura. Fazemos o possível para que o leitor ‘viaje’ com a gente. Nossa intenção é mostrar que Sergipe tem coisas interessantes para serem vistas e que chega a surpreender os próprios sergipanos”, declara. Quem se interessar por contribuir tem canal aberto através do email contato@agenteviaja.com.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fórum Estadual de Turismo realiza última reunião de 2010 – Fotos: Ascom/Emsetur