Fórum Estadual de Turismo de Sergipe discute regulamentação do Polo Costa dos Coqueirais
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, a 24ª edição do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe, o Fortur/SE, uma realização da Secretaria do Estado de Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). No evento, foram discutidas as diversas ações que estão sendo realizadas no estado de Sergipe visando beneficiar o turismo. Estiveram presentes, na ocasião, as instituições que fazem parte da cadeia produtiva do turismo.
Na pauta do Fortur foram debatidas campanhas preventivas e educativas realizadas pelo Corpo de Bombeiros; a Proposta de Regulamento do Polo Costa dos Coquerais e a divulgação da programação oficial do Dia Mundial do Turismo, que inclui a divulgação do resultado do 1º Festival Mesa de Buteco da Setur.
Para o Secretário de Estado de Turismo de Sergipe em exercício, José Roberto de Lima, o Fórum de Turismo é um local privilegiado de debate das ações de turismo em Sergipe. “Tivemos temas importantes discutidos aqui hoje. Primeiro a retomada do Polo Costa dos Coqueirais, que foi precursor, inclusive do Fórum Estadual do Turismo e também sobre o evento em comemoração ao Dia do Turismo, que é um evento do governo e de todos nós que compomos o trade. Então, essa participação conjunta é fundamental para que tenhamos uma discussão de turismo ampliada e de certa forma legitimada com a participação de todos”.
A professora Fabiana Maia ,da Universidade Federal de Sergipe, apresentou a proposta de regulamento do Polo Costa dos Coqueirais, retomada ao conselho regional de turismo e destacou a importância da realização de eventos como o Fortur. “As discussões são sempre muito importantes, pois no fórum todos podem participar, tanto os representantes do poder público e do setor privado, como também as instituições, sendo assim, este é um espaço para que possam ser definidas as ações de desenvolvimento do turismo no estado de Sergipe”.
Campanhas educativas
O tenente do Corpo de Bombeiros, Fábio Caldas, informou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para o melhor atendimento ao banhista, tanto em prevenção, como em resgate, beneficiando também o turista. “Para a prevenção de possíveis ocorrências, algumas de nossas ações envolvem a instalação das placas de sinalização fixas e móveis, além disso, é constantemente realizado o patrulhamento e orientação aos banhistas”.
Algumas das outras ações apresentadas foram as de delimitação das áreas para as práticas esportivas como o surf e kitesurf e a fiscalização e autuação na praia de motos, veículos de passeio, quadriciclos e motocicletas.
Dia do Turismo
A energia renovável e gratuita é a nova tendência mundial e por isso foi escolhida como tema para o Dia Mundial do Turismo. A programação oficial ressalta a importância da utilização de energia sustentável no turismo, pois o turista busca também a qualidade de vida.
Serão três dias de comemoração ao Dia Mundial do Turismo e o evento acontecerá nos auditórios do Sebrae e da Fase durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, com a realização de visita guiada ao Parque Eólico, cicloturismo, mesa redonda para debate e divulgação oficial do resultado do 1º festival Mesa de Buteco da Setur, que ocorrerá no Parque dos Cajueiros, no dia 28.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fórum Estadual de Turismo de Sergipe discute regulamentação do Polo Costa dos Coqueirais – Fotos: Ascom/Setur