Fórum Estadual de MPEs retoma atividades e discute calendário de reuniões
O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte retomou suas atividades na manhã desta quinta-feira, 16, no auditório da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), com uma reunião ordinária do Comitê Temático de Investimentos e Finanças. Atenderam a essa primeira convocação do ano, representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Administração e Gestão (Seplag), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Sebrae, SergipeTec, Federação da Pequena e Microempresa de Sergipe (Fampeme), Associação Comercial de Sergipe (Acese), Federação das Indústrias de Sergipe (FIES) e Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE).
Criado como espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, o fórum é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e atua como mecanismo de interação entre as políticas públicas e as reais necessidades das micro e pequenas empresas sergipanas, elaborando propostas e ações voltadas ao empreendedor individual, às microempresas e às empresas de pequeno porte. Nesse primeiro encontro de 2012, os participantes tiveram acesso ao cronograma de reuniões dos comitês temáticos para o primeiro semestre do ano, que está com um novo formato, com dois encontros por mês e duas reuniões itinerantes no interior do estado.
Presença constante em todas as reuniões realizadas pelo fórum, o presidente da Fampeme, empresário Nelson Araújo, se manifestou favorável à ideia das reuniões em outras localidades sergipanas. “Sugiro que o fórum inicie pelos municípios de Itabaiana e Lagarto por serem grandes pólos e abrangerem um número grande de micro e pequenos empreendedores”, manifestou-se e logo teve sua opinião acatada pelos participantes, que durante a reunião também obtiveram uma síntese das ações realizadas pela entidade no ano passado e notícias gerais sobre o empreendedorismo no Brasil.
Na oportunidade, o gerente de microfinanças do BNB, Dáger Silveira Aguiar, foi convidado pelo Comitê de Investimento e Financiamento para falar sobre o programa o Crediamigo. Voltado para o fortalecimento do microcrédito, o projeto denominado ‘Sergipe Inteligência de Mercado’, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do setor microempresarial, mediante a oferta de serviços financeiros.
“Observo que o fórum está no caminho certo, com a articulação das instituições em prol das ações voltadas para o setor e como segundo passo precisamos articular os atores para atender todos os territórios, mobilizando as pessoas e levando as informações necessárias aos principais interessados”, destacou antes de falar também sobre o ‘Crescer’, programa nacional de linha de crédito especial para o empreendedor individual.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fórum Estadual de MPEs retoma atividades e discute calendário de reuniões – Fotos: Jairo Andrade/Sedetec