Fórum Estadual de Educação realiza reunião com secretários de educação do médio e alto sertão
A coordenação do Fórum Estadual de Educação realizou na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, uma reunião com secretários municipais de Educação dos territórios do médio e alto sertão sergipanos. O encontro teve como finalidade passar mais informações e cronogramas de trabalhos aos secretários a fim de mobilizar os municípios para a realização das etapas intermunicipais da Conferência Nacional de Educação (Conae).
O professor Manuel Prado, coordenador geral do fórum, destacou a importância de todos os municípios sergipanos participarem de conferências em suas regiões. “A organização dos fóruns e conferências municipais de Educação constituem um passo fundamental para a organização da conferência estadual de educação, que deverá ocorrer no mês de outubro. A partir dessa conferência, educadores e outros segmentos da sociedade sergipana construirão sua contribuição para a Conferência Nacional de Educação (Conae) que ocorrerá em Brasília no mês de fevereiro de 2014”, destacou o professor Manuel.
A professora Ana Lúcia Muricy, coordenadora de mobilização do Fórum Estadual de Educação, informou que já foram realizadas reuniões com secretários de Educação dos 75 municípios sergipanos. “Este é o último desses encontros no qual definimos as cidades sedes para as etapas intermunicipais do fórum. A partir de agora os secretários de Educação e técnicos, de cada território, se reunirão para elaborar uma comissão integrada com representações de pais, alunos e trabalhadores da educação”, explicou Ana Lúcia Muricy.
Foram confirmadas, como municípios sedes das conferências intermunicipais, as cidades de Aracaju, Estância, Gararu, Itabaiana, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Poço Verde e Propriá. As etapas municipais do Conae iniciarão na primeira quinzena de junho
Desafio
Para o professor Cleuso de Freitas, secretário de Educação de Gararu, sediar as conferências municipais é um grande desafio para cada cidade sede, mas também uma boa oportunidade. “Já estamos criando uma comissão para organizar e mobilizar diversos segmentos da sociedade dos municípios do médio e alto sertão para essa importante ação que visa gerar discussões a fim de melhorar ainda mais a oferta e a qualidade de ensino em nosso estado. É um desafio sediar esse evento e também é a oportunidade de darmos visibilidade a todas as ações desenvolvidas em Gararu na área da educação e em outras áreas, como o turismo, por exemplo, um grande potencial do nosso município”, explicou o secretário.
Quem também destacou a importância da participação de todos os municípios sergipanos nas conferências foi o professor José Valdemir Santos, secretário de Educação de Feira Nova. “Estamos fazendo a nossa parte para o sucesso das conferências intermunicipais. Em Feira Nova estamos montando uma equipe com técnicos e educadores comprometidos com a educação como um todo a fim de transformamos uma realidade e garantir uma educação eficaz e de boa qualidade. Tenho a consciência de que a educação é peça-chave para o pleno desenvolvimento do nosso município, nosso estado e nosso país”, frisou o professor Valdemir.
Fórum
O Fórum Estadual de Educação é uma instituição de caráter permanente e composto pela representação dos mais diversos setores da sociedade civil organizada e do poder público constituído. O Fórum foi criado em agosto de 2011, através do Decreto Estadual nº 27.980 e alterado pelo Decreto Estadual 28.390 de março de 2012.
- Fórum Estadual de Educação realiza reunião com secretários de educação do médio e alto sertão – Fotos: Juarez Silveira/Seed