[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mobilizar o Governo, o empresariado e a sociedade para o debate e produção de um documento que contribua para a construção da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas. Este foi o principal objetivo do Fórum Estadual das Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de Sergipe realizado nesta quinta-feira, 18, na sede do Sebrae, em Aracaju. O evento contou com a palestra do coordenador geral de Articulação Institucional de Fomento e Crédito à Micro, Pequena e Média Empresa, da Secretaria de Comércio e Serviços, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fábio Santos Pereira, além de oficinas distribuídas de acordo com os comitês temáticos.
 
O presidente do Fórum e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, fez a abertura oficial do Fórum e destacou a importância do Sebrae para a micro e pequena empresa no país. “É um parceiro essencial para que o segmento continue se desenvolvendo e os temas trabalhados são relevantes para que tenhamos perspectivas sobre esses empreendimentos”. Ainda segundo o secretário, a Sedetec envolve um complexo que possui relação direta com esse tipo de negócio. “Além da Codise, temos a Junta Comercial de Sergipe, que vem passando por um processo de aperfeiçoamento na sua sistemática de abertura e movimentação de empresas e são importantes para seus desenvolvimentos”, explica ao acrescentar que as micro e pequenas empresas são grandes empregadores, não só em quantidade, mas em abrangência. “Toda e qualquer ação que fortaleça essas empresas e seus diversos setores – primários ou secundários – é fundamental e estaremos lá para apoiar”, disse.
 
De acordo com  o coordenador do Fórum Estadual das ME e EPP, Márcio Monteiro, a principal finalidade da Agenda Nacional é tentar contribuir em prol da micro e pequena empresa nos eixos temáticos com os quais o Fórum trabalha. “Com a presença do representante do MDIC, fizemos uma reunião sobre nossa estruturação, dificuldades locais e expectativas em relação à atuação do Ministério, de forma que possamos tirar desse evento algo realmente proveitoso para a micro e pequena empresa na perspectiva desses próximos 10 anos”, conta.
 
Palestrante do Fórum, Fábio Pereira ressalta que este é um trabalho do Governo Federal com o objetivo de identificar os obstáculos ao crescimento das micro e pequenas empresas do país. “Iremos realizar a Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade da Micro e Pequena Empresa e esse projeto prevê a participação de 10 Estados brasileiros com tal propósito”. Sobre a Oficina, Fábio informou que é um capítulo dessa grande ação que o Governo finaliza em 2013, criando um ambiente favorável para que as pequenas empresas possam se tornar mais desenvolvidas em competitividade no Brasil. “Contamos com a participação de empresários, representantes de entidades econômicas, do próprio Sebrae, Governo do Estado e governos municipais, então colheremos dados importantes que farão parte dessa agenda do Governo Federal”, conclui.
 
A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior tem o apoio do Sebrae Nacional e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade de Brasília e decorre da Política Nacional de Empreendedorismo e Negócios em alinhamento com o projeto de fortalecimento dos Fóruns Estaduais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.