Fórum destaca a Educação Inclusiva em Sergipe
Apresentar e discutir proposições para o estabelecimento da educação inclusiva no Estado. Esta é a finalidade do I Fórum de Educação Inclusiva do Estado de Sergipe, promovido pelo Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que começou na tarde desta terça-feira, 11, no auditório do Sest/Senat. O Fórum vai prosseguir até esta quarta-feira, 12.
A secretária-adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Maria Pereira Araújo, abriu oficialmente o Fórum. "O Governo de Sergipe tem interesse e intenção de melhorar o atendimento quantitativo e qualitativo para alunos com necessidades especiais. Ações como esta constam no Plano de Desenvolvimento da Educação, que tem como meta promover a inclusão através da educação".
Durante os dois dias do Fórum serão ministradas duas palestras. A primeira, ‘A Política do MEC sobre a Educação Inclusiva’, foi apresentada pela coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas do Ministério da Educação (MEC), professora Kátia Aparecida Marangon Barbosa. Em seu pronunciamento, ela destacou a importância do Fórum, lembrando que a escola foi feita para atender a todos sem nenhum tipo de discriminação.
"Nós educadores temos o dever de respeitar e valorizar as diferenças, pois não existe uma homogeneidade, ninguém é igual a ninguém", disse Kátia. Ela lembrou que a escola deve prover recursos educacionais diferenciados e que a formação do professor é fundamental para um retorno positivo.
Nesta quarta-feira, 11, a palestra ‘Diagnóstico da Política de Educação Especial’ será ministrada pela professora Chrystiane Toscano. Após a palestra, serão formados quatro Grupos de Trabalhos (GT’s), que discutirão questões como ‘Escolas Especiais no Processo de Inclusão’, ‘Diagnóstico e Inclusão’, ‘Apoios Educacionais Especializados’ e ‘Acessibilidade ao Processo Educacional’.
A diretora do Departamento de Educação (DED), professora Izabel Ladeira Silva, afirmou que o Fórum é um momento para refletir as Políticas Públicas de Educação Inclusiva, destacando a situação histórica estabelecida e definindo metas para os próximos quatro anos. Acrescentou ainda, que o ponto de partida para a educação inclusiva no Estado é a política traçada pelo MEC.
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