[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com a finalidade de aprimorar a gestão do Fórum Permanente das MPEs, beneficiando os pequenos empresários, aconteceu mais uma reunião do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Plenário da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). Coordenado pelo Departamento Técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (DET/Sedetec), os temas principais desse encontro foram Meio Ambiente e Desoneração e Desburocratização, além da discussão visando o aprimoramento deste Fórum.

A reunião contou com a participação de iniciativas privadas, públicas e bancos. “Com este fórum criamos oportunidade para o crescimento das empresas, solucionando gargalos que impedem o andamento das MPEs. São 43 entidades convidadas para debater assuntos relevantes para o desenvolvimento econômico do nosso Estado, 22 delas são iniciativas privadas e 21 governamentais. Ou seja, estamos promovendo a integração entre os diversos órgãos em benefício das microempresas e empresas de pequeno porte, consequentemente, impulsionado a economia do estado de Sergipe”, destacou o técnico do DET/Sedetec, Floro França.

No evento foi retomada a discussão sobre o descarte de óleo lubrificante com o intuito de apresentar ideias para solucionar este problema. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e é uma demanda do Sindicato dos Postos Combustíveis de Sergipe (Sindipese).

O técnico do Meio Ambiente, Anselmo Matos, explicou que o projeto visa, primordialmente, reter as embalagens e destinar um local oportuno para os resíduos. “É essencial que haja destino apropriado para estas embalagens plásticas. Além disso, devemos promover a educação ambiental, para que ações negligentes não aconteçam, conscientizando os vendedores e compradores”, ressaltou Anselmo.

“Isso é de suma importância. Afinal, esses vasos descartados de forma inadequada podem virar dinheiro, basta incentivar a reciclagem destes recipientes. A quantidade de carros em Sergipe é crescente, logo, as vendas desses produtos também. Com a reciclagem gera-se trabalho e renda, sem poluir o meio ambiente. Movimentar a economia sem danificar o nosso Estado é o objetivo”, avaliou o técnico do DET/Sedetec, Márcio Monteiro, coordenador do fórum. Ele destacou ainda os sérios problemas ambientais com empresas da área de imóveis. “Em Sergipe há cerca de 130 empresas desse ramo, é preciso dar suporte e ter atenção quanto a sua produção. Certificar-se de sua procedência e se a regulamentação está coerente”, disse Márcio Monteiro.

Desoneração e Desburocratização também foram discutidas no fórum com o intuito de obter métodos para diminuir a burocratização que as MPEs enfrentam. Um exemplo de resultado efetivo das discussões é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIN) que permite agilizar o processo. “A REDESIN, implantada pela Jucese com o apoio da Sedetec, integra todos os órgãos e entidades que têm o compromisso de fazer o registro e certificar-se da legalização das empresas, reduzindo a burocratização com a qual, normalmente, o empresário se depara”, finalizou Márcio Monteiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.