[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Cultura vai realizar na próxima segunda-feira, dia 28, o I Fórum de Gestores Municipais de Cultura de Sergipe, no Hotel Fazenda Boa Luz. O evento busca marcar um grande passo no desenvolvimento cultural do Estado. Será estabelecido um canal de diálogo entre os governos municipais, estadual e federal, além de organizações da sociedade civil, para movimentar e fortalecer a vida cultural de Sergipe. Por acreditar que a cultura exerce papel fundamental na promoção da cidadania, da inclusão social e da educação, é que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, está realizando um evento deste porte.

O encontro vai iniciar a estruturação de um planejamento da política cultural para Sergipe a longo prazo, respeitando as características singulares de cada região e dando forte expressão às manifestações populares que afirmam a identidade sergipana. Gestores dos 75 municípios do Estado, assim como os representantes do Ministério da Cultura (Minc), Gustavo Vidigal e Tarciana Portella, e do poder público estadual farão uma avaliação da conjuntura cultural de Sergipe. Eles também apresentarão metas e irão propor a execução de um levantamento do potencial de cada município.

Dentro da programação, a representante regional do Ministério da Cultura, Tarciana Portella, explicará aos gestores municipais as bases do conjunto dos planos e programas públicos federais. Ela apresentará a política cultural do Minc, mostrando os caminhos que os gestores devem percorrer, a fim de utilizarem os programas de apoios disponíveis no Governo Federal.

Para o secretário de Cultura do Estado, Luiz Alberto, esse será o primeiro passo para a construção da política cultural da atual gestão do Governo de Sergipe. Luiz Alberto acredita que a secretaria tem que atender efetivamente cada um dos 75 municípios sergipanos. "Temos um patrimônio cultural riquíssimo e precisamos zelar por ele. Queremos que cada município identifique um interlocutor cultural para manter as relações com a secretaria. Assim, estaremos caminhando juntos rumo à construção de uma política cultura sólida".

Através da vinda do secretário de Cultura de Niterói (RJ), André Diniz, mais uma relação irá se estreitar a fim de estimular o intercâmbio cultural entre Sergipe e Rio de Janeiro. "Agora que teremos o nosso Museu de Arte Contemporânea, quero aproveitar a vinda de André com sua vasta experiência na área cultural e trocar experiências para que possamos ter no nosso Estado um museu de referência, como eles possuem lá em Niterói", disse Luiz Alberto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.