Fórum de Estudantes reuniu mais de mil alunos da rede estadual
‘Gestão Democrática’ foi o tema da palestra ministrada pelo sub-secretário de Estado da Juventude do Rio Grande do Norte, Marcos Aurélio Garcia de Lemos, na tarde da desta terça-feira, 16, no I Fórum de Educação para Estudantes, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Outra temática da tarde teve como foco o Ensino Profissionalizante, com a palestra da professora Ritanael de Alcântara Souza, diretora do Serviço de Educação Profissional da SEED.
O Fórum foi realizado no Espaço Emes e começou pela manhã, com a participação do secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima. Mais de mil alunos da rede estadual de ensino participaram do evento.
Segundo sub-secretário de Estado da Juventude do Rio Grande do Norte, a gestão escolar só será democrática, quando houver discussões dentro da escola. "Para isso, é necessário ouvir todos os segmentos da escola antes de se tomar qualquer decisão. E essa decisão tem de ser resultado de um desejo coletivo", analisou.
Altivez
Abordando aspectos da luta pela Gestão Democrática no Rio Grande do Norte, Marcos Aurélio explicou que o Governo de Sergipe, ao realizar o Fórum, deu o pontapé inicial de uma discussão que vai nortear a nova administração escolar.
"Esse tempo para os estudantes do Rio Grande do Norte durou dois anos. Aqui em Sergipe ainda é cedo para dizer quanto isso vai demorar, mas quando o governador do Estado, Marcelo Déda, teve a altivez de criar uma comissão e convocar a sociedade e os estudantes para discutir o tema, na minha visão, ele já fez a parte dele. Cabe agora aos estudantes, professores, funcionários e pais discutirem os preceitos dessa gestão, que passa pela eleição do diretor da escola", afirmou.
Marcos Aurélio acrescentou que o governador, ao permitir que os fatores políticos da escola fossem levados à discussão, demonstrou sua preocupação com a educação no Estado. "Cabe a cada um de vocês tomar para si a responsabilidade do que é melhor para as unidades de ensino. Aí, sim, teremos com certeza uma escola melhor".
O Fórum teve como finalidade criar um espaço de reflexão e discussão conceitual sobre uma política educacional participativa, além de ouvir as reivindicações e os anseios dos participantes.
Resultados
Marcos Aurélio contou que no Rio Grande do Norte existem dados comprovados, com resultados positivos. "A gestão Democrática melhora o ambiente escolar, mas essa melhoria com relação ao aprendizado, demora a ser sentida. Sabemos que isso uma hora vai aparecer. Estamos com dois anos de Gestão Democrática, estamos entrando agora para a primeira substituição de diretores eleitos, ainda esse ano. Temos escolas mais harmoniosas e uma comunidade escolar mais feliz e que toma as decisões. Até o fim do ano teremos a comprovação na elevação da aprendizagem".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]