Fórum com empresas de TI reúne representantes de 14 Estados em Aracaju
Foi aberta nesta quinta-feira, 21, em Aracaju, a 89ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros (89ª RFDAFs) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). Representantes de empresas de TI de todo o Brasil estão no Aruanã Eco Praia Hotel até esta sexta-feira, 22, onde participam de palestras e debates com integrantes de corporações de renomes nacional e internacional.
Além da discussão de assuntos ligados às Diretorias Administrativas e Financeiras das empresas estaduais de TI, temas como universidade corporativa e os desafios do governo conectado também estão em pauta.
A 89ª RFDAFs foi aberta pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe, José de Oliveira Júnior. “As empresas de TI precisam se atualizar sempre, os custos são altos, os desafios são grandes, mas vêm sendo superados em todo o Brasil com exemplos que ajudam outros Estados a buscar alternativas, muitas vezes através do compartilhamento de experiências entre empresas como as que aqui estão reunidas”, afirmou o secretário.
Por se tratar de uma ação relacionada a empresas estaduais de TI, a anfitriã do evento é a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). Para o seu diretor presidente, Ézio Prata Faro, receber a 89ª RFDAFs em Aracaju é um ganho para a cidade. “A 89ª RFDAFs abrange palestras de patrocinadores e de profissionais de Sergipe, pois é muito importante também mostrar o que está sendo feito aqui”, disse. Ézio aproveitou a oportunidade para convidar os participantes a conhecer melhor o Estado, referindo-se ao turismo de lazer.
Uma das palestrantes locais da manhã desta quinta, 21, foi Déborah Arôxa, superintendente de Modernização da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag). Ela enfatizou o uso do E-Doc, sistema eletrônico de gerenciamento de documentos usado pelo Governo de Sergipe. “Entre as vantagens do sistema estão a diminuição do tempo despendido, a redução de custos e a otimização de processos, além do protocolo integrado, da facilitação da busca de informações e da transparência e minimização dos impactos sócio-ambientais negativos das atividades governamentais”, comentou.
Em seguida, a Aceco TI trouxe o tema Segurança em Edifício Multidisciplinar, com o palestrante Francisco Sérpico. “Muitos presidentes e diretores de TI têm visitado datacenters fora do país e não conseguem visualizar a mesma segurança que é pregada no Brasil. Porém, os datacenters visitados fora daqui e os conceitos vistos nos EUA, por exemplo, se relacionam a datacenteres construídos em prédios exclusivos para isso, ou seja, não compartilham o edifício com nenhuma outra atividade. No Brasil, os níveis de segurança exigidos são muito maiores porque o prédio é normalmente dividido com outras atividades, o que obviamente traz riscos”, explicou.
Entre os temas em pauta desta quinta-feira estão ainda Desafios do Governo Conectado, com Kátia Guimarães, gerente de Negócios da Promonlogicalis; Por que investir em soluções com alta redução de Capex, com Ita Marques e Ricardo Gonçalves, da Datacom, além de Gerenciando com a Máquina dos Sonhos, com
Neilton Valença, gerente regional da Tecnoset.
Nesta sexta-feira, 22, a partir das 9h, Universidade Corporativa será o tema exposto por Mário Vasconcelos, da Emgetis (SE). Aristides Fereira da Silva Neto, da Seplag (SE), falará sobre o Sistema de Registro de Preços: a Experiência do Governo de Sergipe. Já a consultora Cristiane Barreto conduzirá o Workshop Inovação no Processo de Premiação da Avaliação de Desempenho por Competência.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fórum com empresas de TI reúne representantes de 14 Estados em Aracaju –