[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal da Educação – Semed promoveu sexta e sábado, dias 20 e 21, na praça Ulisses Guimarães, na Concha Acústica do Bairro América e na Rua São João, o Forró da Educação, uma comemoração junina integrada pelas escolas dos Núcleos três quatro e cinco, que compreende os bairros Santos Dumont, Lamarão, Bugiu, Soledade, Nova Veneza, B. Industrial, Palestina, Manoel Preto, Santo Antônio, 18 do Forte e Bairro América.

Independente das escolas terem feito suas festas juninas em particular, ontem elas se apresentaram para a comunidade em geral, numa comemoração em união, feita pela comunidade escolar. Ao todo, 24 escolas fizeram apresentações baseadas no dia de São João.

“Houve uma reunião na escola Maria Clara Machado, com os coordenadores do Núcleo Santos Dumont, onde nós discutimos toda a programação. Começamos com a questão da origem da comemoração do dia de São João e em seguida tentamos fazer uma exposição das danças típicas dessa festa”, explica a coordenadora das equipes do Núcleo Cinco e coordenadora geral da EMEI Maria Clara Machado, Leila Argolo.

A EMEF Letícia Soares da Santana, do bairro Santos Dumont, foi incumbida da abertura do evento. “Como a gente tem uma prática em trabalhar atividades diferenciadas, não foi difícil desenvolver essa atividade”, afirma a coordenadora geral, Maria de Fátima de Assis. “Nós vamos fazer a abertura dos festejos do São João falando justamente da Origem dessa comemoração. O São João é uma festa bastante típica e é inerente a nossa cultura. Com isso trabalhamos com elementos que têm simbologia nordestina e com base nesse material, fizemos uma pintura numa esteira, com elementos selecionados entre as seis turmas que integram o trabalho”, acrescenta o professor de Artes da EMEF Letícia Soares da Santana, Alex de Araújo.

Numa festa de São João, não pode faltar quadrilha. A EMEI Manoel Eugênio do Nascimento não só apresentou uma quadrilha formada pelos alunos do pré-escolar, como também o desfile dos Noivos da Quadrilha e do Rei e da Rainha do Milho.

As mulheres nordestinas também foram homenageadas nessa festa de São João. “Assim que a gente soube da programação da Secretaria Municipal da Educação as meninas começaram a ensaiar. Queríamos homenagear a forma como a mulher se comporta diante do homem; como ela é trabalhadora e carinhosa”, disse a coordenadora pedagógica da EMEF Sérgio Francisco Silva, Maria Magna Araújo. As meninas apresentaram uma coreografia baseada na música “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa”, na versão de Zé Ramalho.

O Clube das Mães, representando a EMEI Maria Clara Machado, apresentou o “Forró Ginástica”, uma aeróbica em ritmo de São João feita por 19 mães. “Nesse Clube das Mães a gente também trabalha a ginástica como uma forma das mães se aproximarem mais ainda das atividades dos filhos. Por isso elas estão aqui integrando a apresentação da escola”, esclareceu a professora de Educação Física do Clube das Mães, Tâmara Lima de Góes. As mães interagiram ainda mais com a apresentação das crianças. Um grupo de Flautas, composto por quatro mães, entoando composições juninas, enalteceu a apresentação “Criança na Roda”, da turminha do pré-escolar da EMEI Maria Clara Machado.

“Eu acho muito bom esse evento por núcleo. É uma maneira de envolver, de integrar as escolas mais próximas e mostrar para a comunidade o que é que nós estamos produzindo com as crianças; mostrar talento artístico deles” apóia a coordenadora pedagógica da EMEF Jaime Araújo, Wilza Alves Menezes, cuja escola promoveu duas apresentações.

A animação também correu solta no Bairro América e na Rua São João, com apresentação de cortejo junino, coral tributo a Luiz Gonzaga, quadrilhas, brincadeira de roda, casamento caipira, coreografia de forró, além de outras apresentações promovidas pelos alunos.

Para a coordenadora da EMEF Dom José Vicente Távora, Maria Angélica Brito Matos, esse é o tipo de atividade que deve ser mantida pela Semed, por oferecer oportunidades aos alunos, para eles mostrarem seus trabalhos. “Foi a primeira vez, mas o resultado foi bastante significativo e gratificante para os alunos”, frisou.

O coordenador Geral da EMEF João Teles Menezes, Luiz José de Souza, avaliou como positiva a iniciativa da Semed, por elevar a alto estima dos alunos contribuindo para a valorização do trabalho desenvolvido através das apresentações. “O resultado foi tão positivo que chegamos a receber convite para fazer apresentação em outros locais”, ressaltou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.