[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Não é à toa que o Estado de Sergipe, nos últimos anos, vem se consolidando como o mais autêntico ´País do Forró´. Com uma vasta programação artística e cultural durante todo o mês de junho, Sergipe entrou definitivamente no roteiro turístico que anualmente atrai milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil para curtir o que há de mais original em termos de festejos juninos.
Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte – não vem medindo esforços para garantir o sucesso da mais animada e organizada festa junina de toda a região Nordeste: o Forró Caju. Para esse ano, dezenas de estrelas da música popular brasileira já garantiram presença na festa que começa no dia 20 de junho e só termina no dia 29, sem intervalos para descansar, mas com muito tempo para ´ariar a fivela´.
Entre as presenças confirmadas para o evento desse ano constam Gilberto Gil, Amorosa, Dominguinhos, Elba Ramalho, Rogério, Zé Ramalho, Luiz Paulo, Alceu Valença, Clemilda, Flávio José, Erivaldo de Carira, Sivuca, Zé Rosendo e Marluce, Genival Lacerda, Josa – O vaqueiro do sertão, Alcymar Monteiro, Sergival, Nando Cordel, Jorge de Altinho, Anastácia, Zinho, Aldemário Coelho, Daniel Diau, Sena, Zenilton, Amelinha e muito mais.
Entre as bandas de forró que fazem sucesso no Brasil inteiro, vão se apresentar no Forró Caju 2002 a Forróçacana, Cabeça de Frade, Sulanca, Mestre Ambrósio, Quinteto Violado, Trio Nordestino, Chá de Kapiaba, Mastruz com Leite e tantas outras que certamente estarão animando pra valer as milhares de pessoas que todos os dias lotarão a área onde a festa promovida pela Prefeitura de Aracaju será realizada.

MEGA ESTRUTURA

Para comportar a grandiosidade da festa que acontece na Praça de Eventos do Mercado Municipal, no centro comercial de Aracaju, a prefeitura está montando uma mega estrutura que merece elogios de todos os artistas que participam do evento. São dois palcos com 24 x 12 metros, cada; dois telões gigantes que facilitam o acompanhamento dos shows pelas pessoas que ficam mais distantes do palco; um palco alternativo medindo 10 x 4 metros para apresentação constante dos famosos trios de “pé de serra”, o tradicional forró do Nordeste; um potente sistema de som distribuído por toda a praça de eventos; um arraial com 30 x 10 metros, onde as pessoas se divertem à vontade, sem precisar pagar um só centavo; dezenas de banheiros químicos espalhados por toda a área da festa; além de inúmeros bares e barracas que comercializam bebidas e comidas típicas da época junina.
Toda essa estrutura é comportada dentro de uma área fechada e monitorada por um grande esquema de segurança montado pela Guarda Municipal de Aracaju, com apoio da Polícia Militar de Sergipe e Polícia Civil. “Todos os detalhes são analisados e bem discutidos entre os integrantes da comissão organizadora da festa. A intenção é que nada saia do roteiro, porque trata-se de uma festa popular de grande proporção onde precisamos garantir animação, segurança e conforto não só aos sergipanos, como também aos milhares de turistas que sempre são muito bem vindos ao Forró Caju”, disse o presidente da Funcaju, Lealdo Feitosa.

VIVA SÃO JOÃO

De acordo com o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, o Forró Caju é uma grande oportunidade para que o Brasil conheça melhor uma das mais autênticas e prestigiadas festas populares desse País, que é o São João. “Na verdade o mês de junho representa um grande ciclo de festas onde os nordestinos fazem questão de homenagear não só São João, como também Santo Antônio e São Pedro. Além da questão religiosa, eles também já fazem parte da cultura da região e nesse período todos nós procuramos agradecer em forma de festa”, ressalta o prefeito.
E como a festa em Aracaju dura o mês inteiro, pois além do Forró Caju várias outras atividades são programadas para a cidade, o turista terá a oportunidade de prestigiar as mais variadas manifestações culturais do Nordeste. As inúmeras exibições folclóricas acontecem diariamente pelas ruas, centros artísticos e casas de shows da cidade. Além disso, a Marinete do Forró – um ônibus caracterizado com motivos juninos – percorre os principais pontos turísticos de Aracaju sempre lotado de visitantes que dançam, cantam e experimentam as comidas típicas dentro do próprio veículo patrocinado pela Prefeitura.
Outra grande atração da festa junina é o Fórum de Debates sobre o Forró, que esse ano reuniu estudiosos, músicos e outras pessoas interessadas no assunto para discutir sobre o trabalho de Jackson do Pandeiro entre os dias 4 e 6 de junho. No ano passado, com a presença de gente de todas as partes do País, o Fórum homenageou o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o sanfoneiro mais reverenciado e mais respeitado em todos os tempos. E como não poderia deixar de acontecer, todos os anos a comunidade aracajuana, com apoio da prefeitura, organiza pelas ruas da cidade o chamado Casamento Caipira, com cavalgada, concurso de quadrilhas juninas e apresentação de grupos folclóricos.
A festa promovida pela Prefeitura de Aracaju e que atrai milhares de pessoas de todas as classes sociais para se unirem em torno do forró, é realizada com o apoio de vários órgãos e empresas municipais. Entre eles as secretarias de Assistência Social e Cidadania; de Saúde; além da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.