[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Além de celebrar os santos mais festeiros do calendário, os funcionários e pacientes do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), veem nas festas juninas a oportunidade de comemorar a vida. O forrobodó aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, na recepção do setor, com direito a quadrilhas juninas, casamento caipira, comidas típicas e muita música.
 
A programação começou cedo, às 8h, com uma missa em homenagem a São João. Após as orações, teve início o desfile infantil, onde as crianças com câncer exibiram seus charmosos trajes juninos. O destaque foi a pequena S.S., que encantou a todos com sua roupa de noiva caipira. “Ela é uma das nossas estrelinhas, pois é muito esperta e extrovertida”, disse a enfermeira que a acompanhava.
 
As apresentações do grupo ‘MamaFest’ – composto por pacientes com câncer de mama – e da quadrilha junina de idosos também empolgaram o público. Contudo, foi o casamento caipira a atração que mais divertiu os participantes. Para muitos, foi uma oportunidade única de ver os funcionários da oncologia representando outros papéis, como o enfermeiro que virou o padre do casamento fictício da recepcionista.
 
Para J.S., de 12 anos, que há meses luta contra a leucemia no centro de oncologia do Huse, a encenação foi a melhor parte da festa. “Achei muito divertido, ri do começo ao fim. Ver todo mundo tirar a roupa do hospital e se vestir de caipira foi bem legal”, conta a menina, que este ano, devido ao tratamento, não pode dançar quadrilha. “Mas, tenho certeza de que, ano que vem, estarei aí”, completou a garota.
 
Não foi só no casamento caipira que os trajes típicos estavam presentes. Num dia de festa como este, os funcionários se vestiram a rigor. As gerentes de enfermagem do setor colocaram seus vestidos de tecido xadrez e o médico oncologista Venâncio Gumes também entrou no clima com uma roupa de vaqueiro. O clima junino também contagiou médicos residentes e outros profissionais, que colocaram o chapéu de palha na cabeça.
 
Sucesso do evento
 
O Forró da Oncologia terminou por volta do meio-dia com o baile. A festa foi embalada pelo artista sergipano Danielzinho, da banda Danielzinho & Forrozão Quarto de Milha, que, mais uma vez, animou o ‘bate coxa’ na oncologia. “Fico muito feliz em cantar para esse pessoal cheio de vida. Esta não é a primeira e nem será a última vez que estarei aqui comemorando São João com essa turma especial”, disse.
 
O sucesso de mais uma festa do Centro de Oncologia deixou contente a coordenadora do centro, Rute Andrade. “É nessas horas que percebemos o sucesso do trabalho de humanização feito dia a dia aqui. Os pacientes precisam de motivação para enfrentar a luta pela vida e, com a disposição que eles mostraram nessa festa, tenho certeza que ânimo é o que não falta”. Ela ainda destacou as doações de empresas e voluntários para o sucesso do arrasta-pé.
 
O superintendente do Huse, Francisco Claro, que inspirou o nome da festa – Arraiá do Chico –, prestigiou o evento e fez questão de se divertir ao lado dos pacientes e funcionários da casa. “Se essa festa não ocorresse no centro de oncologia, seria apenas mais uma festa junina. Aqui, na verdade, São João é coadjuvante nesta confraternização em homenagem à vida”, opinou o médico.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.