Formandos da Unit realizam oficinas com adolescentes do Programa Criança Cidadã
A coordenadora do Programa Criança Cidadã, Carla Vanessa Dória, explica a parceria entre a Universidade e a Semasc. “Esta parceria iniciou em março e deve durar até junho com a realização de oficinas para todos os 350 adolescentes atendidos pelo programa”, revela Carla Vanessa. A coordenadora do Programa afirma ainda que a oficina surge da necessidade de um trabalho de prevenção. “Nossa meta é criar uma consciência e uma responsabilidade aos adolescentes e temos conseguido sensibilizá-los durante as oficinas”, destaca Carla Vanessa.
Durante a oficina são realizados debates e dinâmicas, destacando temas como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e drogas. Todos os temas, segundo a professora Daniela Figueiredo, estão relacionados com a saúde do adolescente e buscam esclarecer dúvidas. “Constatamos que o número de casos em que adolescentes cada vez mais jovens tornam-se mães e o número de adolescentes com DST´s é alarmante. Por este motivo buscamos com este trabalho criar uma conscientização por meio de dinâmicas e explicações, trazendo informações voltadas para a prevenção das DST´s”, comenta a professora.
Entre as meninas, o que chamou mais a atenção durante a oficina foi a existência de uma camisinha feminina, que muitas adolescentes do grupo desconheciam. “Eu gostei muito da palestra porque, por meio de brincadeiras, aprendemos informações e tiramos muitas dúvidas”, comenta Maria de Fátima Santos, 15. Outra que também fez esta descoberta foi Tatiane Ramos, 15. “A palestra foi bastante interessante. Aprendemos muito com estas oficinas e com isso podemos passar essas informações para outras pessoas e também para nossos namorados”, diz ela.
Para Alberto de Souza, 17, a palestra foi bastante esclarecedora. “Eu achei a palestra bastante interessante, porque falou sobre coisas que eu não sabia antes. Tirei várias dúvidas e agora sei de muita coisa que é importante a gente saber, porque algumas coisas podem acontecer com a gente”, revela o rapaz. Micaely de Almeida, 14, resume a importância da palestra. “Conheci muitas doenças que nunca tinha ouvido falar antes e também descobri como se desenvolvem estas doenças. Aprendi o que posso fazer para evitar doenças. Isso é muito importante”, ressalta a jovem.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]