[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Tomou posse, nesta quarta-feira, 7, a nova diretoria do Conselho Interno de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). O grupo de seis membros, presidido pelo servidor Pedro Américo dos Santos, exercerá por um ano, a atividade de fiscalização das instalações e equipamentos da Empresa, priorizando a segurança dos demais colaboradores durante as atividades laborais. Da cerimônia, participaram os diretores da Cohidro e diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos (Sindisan).

Escolhidos por votação secreta foram eleitos, pelos servidores da Cohidro, três membros do conselho: Acácia Maria Gomes, Elierton Moura de Azevedo e Eronildes Gomes de Oliveira. Dos 354 funcionários, 179 votaram em seções montadas na sede administrativa da Companhia, em Aracaju e nos perímetros irrigados do interior, durante o dia 1º de julho deste ano. O pleito, segundo o presidente da comissão eleitoral, o também servidor Edson Santana Costa, correu na mais perfeita ordem.

“Obedecendo o estabelecido na NR5, todo procedimento ocorreu dentro das normas vigentes e sem incidentes que impedissem sua realização”, relatou Edson. Lembrando que a instituição das CIPA’s é determinada pela Norma Regulamentadora número 5 (NR 5), contida na portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978, emitida pelo Ministério do Trabalho.

Os outros três membros, segundo o NR 5, são designados pela diretoria da Empresa, que para esta gestão foram escolhidos, além do presidente Pedro Américo, os nomes dos servidores José Alberto Cerqueira e José da Silva Reis. Designado à função pela direção administrativa da Cohidro, o novo presidente da CIPA pretende dar continuidade ao trabalho do seu antecessor e avançar no que refere à segurança dos funcionários que realizam atividades de perfuração e manutenção de poços, prioritariamente.

“Só tenho a agradecer a oportunidade que estão me dando, na intenção de continuar o trabalho da CIPA anterior, presidida por José Amilca e conto com o apoio da presidência da Cohidro para fazer uma boa gestão. É importante que cobremos dos funcionários de campo o uso dos equipamentos de segurança e que as equipes portem kits de primeiros socorros”, discursou o novo presidente da Comissão, José Américo.

Complementando o discurso do presidente da CIPA, o diretor administrativo e financeiro da Cohidro, Aristóteles Fernandes da Silva, também comentou sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), fornecidos aos colaboradores. “É responsabilidade da Empresa fornecer os equipamentos aos trabalhadores, o que vem sendo feito, mas cabe às chefias de campo, a cobrança do uso. A CIPA pode colaborar muito, fiscalizando a postura de nossos colaboradores, indicando onde pode está ocorrendo o problema, para que se tomem as providências administrativas”, concluiu, anunciando que já estar sendo providenciado o curso onde os membros da CIPA receberão treinamento sobre o tema, outra determinação da NR5.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, desejou aos servidores escolhidos para a CIPA uma excelente gestão, disponibilizando os seus esforços para atender as solicitações feitas pela Comissão. “Toda empresa é feita de pessoas e elas são o principal patrimônio, que deve ser zelado muito mais do que qualquer máquina ou construção. É muito importante que as leis trabalhistas tenham determinado a criação de um grupo de funcionários treinados para perceber situações de risco, atentos à segurança dos seus colegas, assim como das instalações e equipamentos em que eles trabalham”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.