Filme coproduzido pela Fundação Aperipê e dirigido por belga será lançado no Curta-SE 2013
Com direção de Damien Chemin e parceria da Fundação Aperipê, a comédia romântica inteiramente gravada em Sergipe, “A Pelada”, será lançada no Brasil, dia 16 de setembro, durante abertura do 13° Curta-SE, Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. A coprodução já teve, em junho deste ano, lançamento na Europa, em diversos cinemas nas cidades belgas de Bruxelas, Liège, Namur e Monn, e também em cidades de Luxemburgo.
O longa-metragem é a primeira produção franco-belga-brasileira, totalmente rodado na Grande Aracaju, com participação de diversos atores e produtores sergipanos. Segundo o diretor, a Fundacão Aperipê é uma parceira fundamental do filme. “A equipe contou com técnicos da Fundap, foi nossa base de produção em Sergipe, tivemos acesso a equipamentos, usamos alguns espaços da sede como locação e recebemos apoio na divulgação durante as gravações. Além de ser muito importante para difusão do filme aqui em Sergipe, já que depois de percorrer o circuito de cinema, será exibido pela TV Aperipê”, falou Damien Chemin.
A Fundap adquiriu licença de exibição por dois anos na TV Aperipê, após seis meses do lançamento do filme nas salas de cinema, com exclusividade de 15 dias, e direito à reprise ilimitada durante o prazo do licenciamento. De acordo com o diretor-presidente da Fundap, Luciano Correia, este é um excelente momento para o setor audiovisual sergipano. “Temos muito orgulho em contribuir com esta que é a primeira produção franco-belga-brasileira em nosso Estado. Esse enlace entre TV e o cinema independente faz parte da missão das emissoras públicas”, ressalta Luciano.
A Pelada conta com parceria entre Fundação Aperipê, a produtora belga Tarantula e a WG Produções, além do apoio do Ministério da Cultura da Bélgica.
Sobre o filme
A Pelada é uma comédia com um roteiro cheio de detalhes da típica cultura sergipana. Mostra o cotidiano urbano da grande Aracaju, baseado em histórias de pessoas que o diretor do filme Damien Chemin conheceu na cidade. Conta a história de um jovem casal, Caio e Sandra, que, na primeira crise do casamento, acha necessário passar por experiências novas para reanimar a paixão.
O filme tem no elenco e produção muitos sergipanos. Entre eles, o consagrado ator Orlando Vieira, além de Ananda Barreto, Angélica Amorim, Brenda Helena, Denver Paraizo, Diane Veloso, Jorge Lins, Kassen Afif, Leila Magalhães, Lindolfo Amaral, Luciano Lima, Rita Maia, Tânia Arruda, Thiago Helcias, Walmir Sandes e muitos outros. Os diálogos em português são de Paulo Lobo, a trilha sonora de Dudu Prudente, direção de arte de Everlane Moraes, direção de produção, Nah Donato, e produção executiva, Paula Gomes.
Além dos sergipanos, conta com atores como Tuca Andrada (Cordel Encantado), Edmilson Barros (O Bem Amado), Luci Pereira (Caminhos das Índias), Karen Junqueira (Sansão e Dalila), Kika Farias (Sonhos Roubados) e Bruno Pêgo (Caras e Bocas).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Filme coproduzido pela Fundação Aperipê e dirigido por belga será lançado no CurtaSE 2013 – Foto: Ascom/Fundação Aperipê