[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde da última sexta-feira, 22 de julho, as pessoas que passavam pela praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, foram presenteadas com música filarmônica da melhor qualidade. Trata-se do ‘Retretas na Praça’, uma ação do  projeto Liras Sergipanas, promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult), que iniciou a temporada de apresentações com a banda União Lira-Paulistana, do município de Frei Paulo.

De acordo com o coordenador de música da Secult, Eduardo Prudente, o objetivo do ‘Retretas na Praça’ é fazer um intercâmbio entre as bandas filarmônicas do Estado com foco na promoção do trabalho dessas bandas e formação de público.  “Sergipe tem uma tradição de bandas filarmônicas muito grande, por isso a Secult entende que é o nosso dever valorizar e apresentar ao grande público”, disse.

A banda

Criada em 1876, a banda União  Lira-Paulistana, se apresentou  pela ultima vez na capital em 2004 e atualmente é composta por 25 integrantes. Abrir a temporada do ‘Retretas na Praça’ gerou grande expectativa entre os músicos. “Para nós é muito bom estar aqui, é muita responsabilidade”, disse o regente Gilmar Correia.

Segundo o regente, o repertório é bastante variado, com músicas da atualidade, mas sem fugir o tradicional. “Executamos o dobrado Ouro-Negro, valsas, um pout-pourri do grupo Roupa Nova e até ‘O que é o que é’, de Gonzaguinha”, revelou o músico.

Pouco antes de começar o espetáculo musical, muitas pessoas já aguardavam o início do show. É o caso da aposentada Marize de Santana, que acompanhada pela filha não hesitou em sentar-se para assistir a apresentação. “Eu gosto de assistir esse tipo de banda. Sempre que tem apresentações aqui na praça busco assistir”, declarou. Segundo ela,  a realização do Retretas é muito importante por seu caráter sócio-educacional. “É importante porque incentiva os jovens a aprender algum instrumento”, afirmou.

A próxima edição do ‘Retretas da Praça’ será realizada no dia 5 de setembro, acontecendo sempre na praça Fausto Cardoso, no final da tarde, a cada duas semanas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.